Se a economia opera com câmbio flutuante e com plena mobili...
I elevação do produto e do consumo.
II elevação do produto e do nível de preços.
III depreciação do câmbio nominal.
IV queda das exportações líquidas.
Estão certos apenas os itens
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
De antemão, já se pode dizer que a alternativa E não pode ser gabarito correto uma vez que depreciação cambial e queda das exportações líquidas não se combinam, ensejando uma contradição entre os itens III e IV.
Posto isso, parece que o CESPE usou o mesmo entendimento que havia tido em 2018 no concurso do TCE-MG (Q949714), com a única diferença que, naquele concurso, ocorreu queda dos salários. Ao que tudo indica, para o CESPE, alterações dos salários influenciam o investimento e, portanto, a curva IS. Vamos analisar então.
Elevação dos salários aumentariam o custo das empresas, as quais, por consequência, reduziriam seus investimentos. Ocorreria o deslocamento da curva IS para esquerda e para baixo, fazendo com que a taxa de juros interna seja menor do que a internacional.
A livre mobilidade de capitais, por sua vez, geraria fuga de capitais em busca de uma maior rentabilidade no estrangeiro e, portanto, saída de dólares por exemplo. Com menor oferta de dólares internamente, sua cotação iria subir, ocasionando depreciação cambial já que o câmbio é flutuante.
Sabe-se que desvalorização da moeda nacional implica tendência de queda das importações e elevação das exportações, isto é, um aumento das exportações líquidas.
Portanto, o único item, claramente, correto é o III e não há essa opção de resposta. Nesta interpretação da banca, haveria redução do produto com o deslocamento da IS. Nada se pode afirmar a respeito do consumo, pois a elevação dos salários tem um impacto positivo e a redução do emprego por parte das empresas, negativo. O mesmo se pode dizer a respeito do nível de preços, a elevação dos salários e a depreciação cambial tende a elevá-lo, enquanto o desinvestimento das empresas e reduzi-lo.
Recomendaria-se a proposição de recurso à banca examinadora, de forma respeitosa, para anulação da questão.
GABARITO DA BANCA: LETRA E.
GABARITO DO PROFESSOR: ANULAÇÃO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais => Política fiscal é ineficaz.
Logo, as alternativas I e II já podem ser descartadas, não tem efeito.
Gabarito E
Não entendi o por quê o item III (Depreciação do Câmbio nominal) estar correto. Com o aumento dos juros, ocasionado por uma maior demanda inicial, há uma entrada maior de capital estrangeiro, o que apreciaria a taxa de câmbio, e não depreciaria.
Alguém pode explicar, por favor?
Um Aumento Salario leva a um aumento precos (pela lado da oferta agregada, dado maior custo as empresas) = efeito Keynes salário e uma menor demanda agregada. Pelo lado monetário, M/P, aumento de Precos leva queda na demanda pela moeda e aumento dos juros. Isto leva reducao Investimentos e Produto Y. Com maior taxa de juros (acima da taxa internacional) e economia aberta, entrada de capitais e pressao cambio, o qual aprecia a moeda local. Questao certa apenas a letra E e devia ser anulada!!!
essa
essa tal de fim vagabounda está errada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo