Podemos classificar os arquivos quanto ao grau de frequênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2382273 Arquivologia
Podemos classificar os arquivos quanto ao grau de frequência de uso dos documentos em: correntes, intermediários e permanentes. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa D. Vamos entender por quê?

Para resolver esta questão, é necessário compreender as diferentes classificações dos arquivos de acordo com o grau de frequência de uso dos documentos: correntes, intermediários e permanentes.

Alternativa A: Correta. Os arquivos correntes ou de primeira idade são aqueles consultados com frequência. Eles são ativos e estão em uso regular pelo órgão ou empresa que os criou.

Alternativa B: Correta. Os arquivos intermediários ou de segunda idade são documentos cuja consulta não é frequente. Eles aguardam a sua destinação final, seja a eliminação ou a transferência para um arquivo permanente, em depósitos temporários.

Alternativa C: Correta. Os arquivos permanentes ou de terceira idade são preservados sempre. Esses documentos têm um valor histórico, cultural ou administrativo que justifica sua conservação indefinida.

Alternativa D: Incorreta. A afirmação de que os arquivos intermediários devem estar localizados junto aos órgãos produtores é equivocada. Na realidade, esses arquivos são armazenados em locais específicos, como depósitos ou arquivos intermediários, para otimizar espaço e facilitar o gerenciamento.

Alternativa E: Correta. Os arquivos permanentes devem ser conservados definitivamente por terem valor histórico ou documental para o Estado e a sociedade. Esses documentos são preservados em arquivos permanentes, onde são devidamente catalogados e acessíveis para consultas futuras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B;

os arquivos intermediários não possuem necessidades de se encontrarem junto ao ótgão devido ao fato de não posssuírem consultas tão frequentes.

eles ficam aguardado seu destuni, seja o de conservação permanente ou serem descartados.

Sigo entendendo que a letra B também se apresenta incorreta.

faZ O L

A alternativa incorreta é a D: "Os arquivos intermediários devem estar localizados junto aos órgãos produtores". Normalmente, os arquivos intermediários são armazenados em instalações de armazenamento centralizadas ou externas, não necessariamente junto aos órgãos produtores, pois não são consultados com frequência. Eles aguardam a decisão sobre sua destinação final, que pode ser a eliminação ou o recolhimento para arquivos permanentes. As demais afirmativas estão corretas em relação à classificação e tratamento dos arquivos em suas respectivas idades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo