Um canal de TV por assinatura é um bem
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (22)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É bem excludente porque é passível de exclusão do consumo do indivíduo que não pagar a mensalidade da assinatura. Quem não paga, não usufrui do serviço.
É não rival porque o seu consumo não impede o consumo de outrem. Por exemplo, o fato de eu visualizar x canais na minha assinatura, não impede que o meu vizinho, que também é assinante do mesmo pacote, visualize os mesmos canais.
TRata-se, portanto, de um bem semi-público (meritório): exclusivo e não rival. Provido pelo mercado (empresa de telecomunicação. Ex. NET, DIrectv, Sky) e pelo Estado (através de concessão de serviço público)
Os Bens de Giffen são bens de baixo valor, mas de grande peso no orçamento doméstico das pessoas de baixa renda. Se esse tipo de bem apresentar elevação de preço, seu consumo tenderá a aumentar, e não a diminuir. Um exemplo teórico do Bem de Giffen é o pão em comunidades de baixo poder aquisitivo, assim como outros produtos básicos. Uma elevação moderada dos preços de pão pode levar a um maior consumo de pão, principalmente entre consumidores de baixa renda, pois não há outro bem barato e acessível capaz de substituir o pão em sua dieta. Assim, maiores gastos com pão levariam a uma redução do consumo de outros produtos alimentícios, o que obrigaria os mais pobres a consumir mais pão para sobreviverem
Este, portanto,é uma exceção à Lei da Demanda: a curva de demanda em relação ao preço para os Bens de Giffen tem inclinação positiva.A exclusão está relacionada ao fato de não pagamento gerar a exclusão do bem ou serviço.
A rivalidade está relacionado ao fato de o consumo gerar a exclusão do bem ou serviço.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo