No tocante à posse em cargo no serviço público federal, assi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 8112, art 13, parágrafo 3: "A posse poderá dar-se mediante procuração específica."
Se pode ser dada por procuração não é personalíssima...
Gabarito:C
a) art. 13 caput
b) art 13, parágrafo 1
d)art. 13 , parágrafo 4
e)art.13, parágrafo 5
Letra 'a' correta: Art. 13 Lei 8112/90: A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
Letra 'b' correta: Art. 13, § 1o Lei 8112/90: A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.
Letra 'c' errada: Art. 13, § 3o Lei 8112/90: A posse poderá dar-se mediante procuração específica.
Letra 'd' correta: Art. 13, § 4o Lei 8112/90: Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
Letra 'e' errada: Art. 13, § 5o Lei 8112/90: No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.
GABARITO DEFINITIVO: Letra"C"
Art. 7o A investidura (junção da nomeação e da posse) em cargo público ocorrerá com A POSSE (em até 30 dias da publicação do ato de provimento).
A Investidura é o ato formal da pessoa que irá investir-se da posição jurídica correspondente ao cargo. Faz-se mediante a posse, e ocorrerá apenas nos casos de provimento do cargo por nomeação. Dessa forma, é a partir da posse que se firma o vínculo funcional com a Administração, momento em que o nomeado passará a servidor público.
Obs.: Caso não venha tomar posse em até 30 dias, o ato de provimento se tornará sem efeito.
Nomeação é quando o classificado tem seu nome divulgado no meio de comunicação oficial.
Depois de nomeado, o classificado terá até 30 dias para tomar POSSE.
Neste momento o classificado assina o termo de posse com a administração pública e terá 15 dias para entrar em efetivo EXERCÍCIO (Ato Personalíssimo) que não pode ser feito por meio de procuração.
Caso o classificado nomeado tenha tomado posse, mas não tenha entrado em efetivo exercício (em até 15 dias) será EXONERADO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo