Em relação à redação oficial e ao uso de linguagem simples n...
Em relação à redação oficial e ao uso de linguagem simples no âmbito do Poder Judiciário, julgue o item que se segue.
De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a redação oficial deve primar, entre outros atributos, pela concisão, pela objetividade, pela formalidade e pelo uso da variedade padrão da língua portuguesa.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
O Manual de Redação Oficial da Presidência da República define a redação oficial como o meio pelo qual o setor público se comunica de maneira formal, eficiente e compreensível com a sociedade e entre órgãos públicos. Para cumprir esse papel, é essencial que essa redação seja caracterizada por:
1. Concisão: Evitar redundâncias e excessos, focando apenas no que é necessário para transmitir a mensagem de forma clara e direta.
2. Objetividade: Expressar as informações de maneira precisa, sem ambiguidades ou interpretações subjetivas, garantindo que o texto seja facilmente compreendido.
3. Formalidade: Seguir as normas protocolares, empregando a linguagem adequada à comunicação oficial, que exige respeito, impessoalidade e profissionalismo.
4. Uso da variedade padrão da língua portuguesa: Empregar a norma culta, essencial para assegurar a uniformidade da comunicação e alcançar todos os públicos, independentemente de sua formação educacional ou cultural.
Esses princípios norteiam não apenas a clareza e a acessibilidade das comunicações, mas também fortalecem os valores da transparência e do respeito no relacionamento do setor público com os cidadãos.
Bons estudos!
Ora et labora.
Uso da norma padrão agora é uso do variedade padrão? nem achei essa palavra no manual de redação oficial.
Ei, é no tempo do Senhor!
Acredito que a questão é passível de alteração de gabarito. O que está expresso no manual é "norma padrão da língua portuguesa". Ainda, há que se considerar que a palavra "norma" não é sinônimo de "variedade".
Gabarito preliminar, provavelmente vai mudar
Vamos aos fatos:
De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a redação oficial deve primar, entre outros atributos, pela concisão, pela objetividade, pela formalidade e pelo uso da variedade padrão da língua portuguesa.
No Manual de Redação Oficial da Presidência da República, pagina 20, a recomendação é seguir a norma culta da língua portuguesa, e não uma "variedade" da língua.
O termo "variedade" pode se referir a diferentes formas de uso da língua, mas o manual enfatiza o uso da norma culta, ou seja, a linguagem formal e gramaticalmente correta, típica da comunicação oficial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo