Na produção de comprimidos que contenham pouca quantidade d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da Questão: A questão aborda o processo de mistura na produção de comprimidos na indústria farmacêutica. Ela destaca a necessidade de adicionar componentes adicionais quando a quantidade de fármaco é pequena, como diluentes e desintegrantes.
O tema central aqui é o processo de formulação de comprimidos. Para resolvê-la, é importante entender que, na fabricação de comprimidos, é comum incluir substâncias adicionais para garantir que o comprimido tenha tamanho, consistência e propriedades de liberação adequadas.
Alternativa Correta: C - certo
Na produção de comprimidos, principalmente quando a quantidade de fármaco é pequena, é necessário adicionar outros componentes para atingir o volume e a funcionalidade desejados. Diluentes são adicionados para aumentar o volume da formulação, garantindo que o comprimido tenha o tamanho adequado para manuseio e consumo. Já os desintegrantes são importantes para assegurar que o comprimido se desfaça adequadamente no trato digestivo, permitindo a liberação e absorção do fármaco. Portanto, a afirmação está correta.
Análise da Alternativa Incorreta:
Se a alternativa fosse "E - errado", ela sugeriria que a adição de diluentes ou desintegrantes não é necessária, o que não seria verdade no contexto da formulação de comprimidos com pequena quantidade de fármaco. Esses componentes desempenham papéis críticos na eficácia e na usabilidade do medicamento final.
Ao estudar questões desse tipo, é útil lembrar que a operação unitária de mistura visa não só a homogeneidade, mas também a funcionalidade do produto final, garantindo que ele cumpra seu propósito terapêutico de maneira eficaz.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Diluentes: Preenchem o conteúdo de um comprimido ou cápsula. Normalmente são preenchidas com celulose vegetal ou fosfato de cálcio dibásico. Para cápsulas moles aplica-se flor de cártamo.
- Desintegradores: Têm a característica de que se expandem e dissolvem quando entram em contato com a água.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo