Por apresentarem maior grau de pureza, as amostras controle ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é Errado (E).
Vamos explorar o motivo por trás dessa resposta. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 302/2005 da ANVISA estabelece normas para o funcionamento de laboratórios clínicos, incluindo questões relacionadas ao controle de qualidade e análise de amostras. A questão em foco aborda o procedimento de análise entre amostras controle e amostras de pacientes, o que é um aspecto importante na garantia de resultados confiáveis e precisos.
Entendendo o tema:
Os laboratórios clínicos utilizam amostras controle como parte de seu sistema de controle de qualidade. Estas amostras são utilizadas para assegurar que os processos analíticos estão funcionando corretamente. Uma amostra controle é uma amostra de composição conhecida e estável que é utilizada para verificar a precisão e a exatidão do método analítico.
Por que a alternativa é "Errado":
No contexto da RDC 302/2005, não é necessário que as amostras controle sejam analisadas por métodos e equipamentos diferentes dos utilizados nas amostras de pacientes. Na verdade, para garantir a comparabilidade dos resultados, as amostras controle devem ser analisadas pelos mesmos métodos e com os mesmos equipamentos utilizados nas amostras de pacientes. Isso assegura que qualquer variação nos resultados é devido a problemas no método ou equipamento, e não devido a diferenças na análise.
Portanto, a ideia de que as amostras controle devem ser analisadas de forma distinta está incorreta, reafirmando a resposta Errado (E).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 302, DE 13 DE OUTUBRO DE 2005
9.2 Controle Interno da Qualidade –CIQ:
9.2.1 O laboratório clínico deve realizar Controle Interno da Qualidade contemplando:
a) monitoramento do processo analítico pela análise das amostras controle, com registro dos resultados obtidos e análise dos dados;
b) definição dos critérios de aceitação dos resultados por tipo de analito e de acordo com a metodologia utilizada;
c) liberação ou rejeição das análises após avaliação dos resultados das amostras controle.
9.2.2 Para o CIQ, o laboratório clínico deve utilizar amostras controle comerciais, regularizados junto a ANVISA/MS de acordo com a legislação vigente.
9.2.2.1 Formas alternativas descritas na literatura podem ser utilizadas desde que permitam a avaliação da precisão do sistema analítico.
9.2.3 O laboratório clínico deve registrar as ações adotadas decorrentes de rejeições de resultados de amostras controle.
9.2.4 As amostras controle devem ser analisadas da mesma forma que amostras dos pacientes
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo