O princípio do equilíbrio orçamentário

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q949997 Direito Financeiro
O princípio do equilíbrio orçamentário
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de uma questão sobre princípios orçamentários.

O princípio do equilíbrio determina que o orçamento deve apresentar o mesmo montante do orçamento para os valores das receitas e das despesas.

A questão pediu um entendimento do professor Harrison Leite:

“Princípio do Equilíbrio Orçamentário (EC n. 95/16) Embora não expresso, é um princípio que norteia toda a Administração, mormente após a LRF, uma vez que se tornou regra elaborar um orçamento equilibrado, ainda que haja necessidade de se contrair empréstimos, desde que acompanhado da concomitante capacidade de pagamento. Por esse princípio, busca-se assegurar que as despesas autorizadas na lei orçamentária não sejam superiores à previsão das receitas. [...] Além disso, atenta à realidade econômica, a LRF traz mecanismos de flexibilização, como ampliação de prazos para enquadramento nos limites, nos casos de recessão econômica (art. 66, da LRF), ou mesmo alteração desses limites, por proposta do Presidente da República (art. 52, VI, da CF)".

Logo, o princípio do equilíbrio orçamentário permite flexibilização em momento de recessão econômica. Nesses contextos, o equilíbrio entre receitas e despesas pode ser modificado. Entende-se, então, que a alternativa “d" é a resposta.

Vamos analisar as demais alternativas.


A) ERRADO. O princípio do equilíbrio não dispensa o estabelecimento de metas fiscais, que é uma determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

B) ERRADO. A alternativa não tem relação com o princípio do equilíbrio. Refere-se, na verdade, ao princípio da programação, que é aquele que determina que o orçamento deve apresentar suas ações de forma planejada.

C) ERRADO. A alternativa não tem relação com o princípio do equilíbrio. Refere-se, na verdade, ao princípio da descriminação ou da especialização, que é aquele que determina que as receitas e as despesas devem ser apresentadas na lei orçamentária de forma pormenorizada, evidenciando as origens dos recursos e sua aplicação. É um instrumento de transparência e de controle do gasto público.

E) ERRADO. O princípio do equilíbrio não impede a existência de déficits públicos. Na verdade, ele permite flexibilidade em momentos de crise, conforme apresentado na introdução desta resposta.

GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa: Letra D

Conforme preceitua Harrison Leite, o princípio do Equilíbrio Financeiro também prevê que:

"atenta a realidade econômica, a LRF tra mecanismos de flexibilização, como ampliação de prazos e enquadramento nos limites, nos casos de recessão econômica (art. 66. LRF)

 Art. 66 da LRF. Os prazos estabelecidos nos arts. 23, 31 e 70 serão duplicados no caso de crescimento real baixo ou negativo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, regional ou estadual por período igual ou superior a quatro trimestres.

O art. 7.º, § 1.º, da Lei 4.320/64 admite expressamente a possibilidade de déficit orçamentário. O princípio do equilíbrio orçamentário não é uma conta exata, em que o encontro de receitas e despesas deve ser igual a zero.

Porque não é B, alguém sabe?

Carolina Calhau, porque o "planejamento de ações orçamentárias por meio de programas" diz respeito ao princípio da programação/orçamento-programa, e não ao princípio do equilíbrio orçamentário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo