Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C, que afirma que os conteúdos dos Temas Transversais são considerados disciplinas isoladas a serem oferecidas aos alunos e que não fazem parte dos conteúdos das áreas tradicionais do currículo escolar, como Língua Portuguesa, Matemática, entre outras. Esta afirmação está incorreta, pois a essência dos Temas Transversais é justamente a sua integração nas diversas áreas do conhecimento, permeando o currículo de maneira interdisciplinar e não como disciplinas isoladas.
O conceito de Temas Transversais foi introduzido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) com o objetivo de incluir no currículo escolar questões sociais relevantes e contemporâneas que não estavam contempladas de maneira específica nos conteúdos tradicionais. Os Temas Transversais abordam assuntos como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo, e a ideia é que eles sejam tratados de forma integrada às disciplinas já existentes no currículo.
Para resolver essa questão, é necessário compreender que os Temas Transversais são uma estratégia pedagógica que busca a formação cidadã do aluno, estimulando o pensamento crítico e a compreensão de questões sociais complexas. Dessa forma, os temas são incorporados às disciplinas convencionais de modo que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para entender e agir em relação ao mundo à sua volta.
As outras alternativas estão corretas, pois:
- A alternativa A está correta ao afirmar que a inclusão dos Temas Transversais exige posicionamento diante de problemas sociais importantes.
- A alternativa B é verdadeira ao dizer que os conteúdos dos Temas Transversais podem ser adaptados para diferentes ciclos de ensino, mudando em profundidade conforme apropriado.
- A alternativa D confirma a necessidade de formar alunos capazes de agir com justiça e reconhecer situações de injustiça.
- A alternativa E explica que o tratamento dos Temas Transversais foi planejado para garantir um equilíbrio e coerência, permitindo a integração dos conteúdos.
Em resumo, o erro da alternativa C está na compreensão equivocada do papel dos Temas Transversais, que devem ser integrados nas disciplinas e não apresentados de forma isolada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A problemática trazida pelos temas transversais está contemplada nas diferentes áreas curriculares.
Está presente em seus fundamentos, nos objetivos gerais, nos objetivos de ciclo, nos conteúdos e nos critérios de avaliação das áreas. Dessa forma, em todos os elementos do currículo há itens selecionados a partir de um ou mais temas. Com a transversalidade, os temas passam a ser partes integrantes das áreas e não externos e/ou acoplados a elas, definindo uma perspectiva para o trabalho educativo que se faz a partir delas.
É preciso atentar para o fato de que a possibilidade de inserção dos Temas Transversais nas diferentes áreas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física) não é uniforme, uma vez que é preciso respeitar as singularidades tanto dos diferentes temas quanto das áreas.
Existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História, Geografia e Pluralidade Cultural, em que a transversalidade é fácil e claramente identificável. Não considerar essas especificidades seria cair num formalismo mecânico.
Os conteúdos dos Temas Transversais não estão apresentados por ciclo. Quanto à divisão dos conteúdos por ciclos, considerou-se que nos Temas Transversais não há nada que, a priori, justifique uma seqüenciação dos conteúdos. Ao contrário, os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados. O que servirá para diferenciar os conteúdos e seqüenciá-los serão as questões particulares de cada realidade, a capacidade cognitiva dos alunos e o próprio tratamento didático dado aos conteúdos das diferentes áreas. A transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica e menos formalista.
TRATAMENTO DOS CONTEÚDOS POR BLOCOS Os conteúdos de cada tema receberam um tratamento por blocos, isto é, foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema. Com isso, pretendeu-se garantir o equilíbrio e a coerência interna entre os conteúdos, apresentando-os dentro de um contexto que permita ao professor perceber as possíveis articulações e inter-relações existentes entre eles e, então, programá-los de acordo com a sua realidade. Assim, ainda que se incluam outros conteúdos, a presença desses eixos em qualquer proposta pode garantir que informações e discussões fundamentais sejam contempladas. Avaliação Todos os Temas Transversais trazem um conjunto de conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Educação Física. Portanto, sua avaliação não é outra além da que é feita nessas áreas.
No que se refere à inserção dos Temas Transversais nos Parâmetros Curriculares, é correto afirmar que, EXCETO:
A
Sua inclusão exige a tomada de posição diante de problemas fundamentais e urgentes da vida social.
B
Seus conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.
C
Seus conteúdos são considerados disciplinas isoladas a serem oferecidas aos alunos, portanto, não fazem parte dos conteúdos das áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física.
D
Os objetivos do ensino fundamental apontam a necessidade de que os alunos se tornem capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de atuação nas diferentes situações da vida.
E
O tratamento dos seus conteúdos por blocos pretendeu-se garantir o equilíbrio e a coerência interna entre os conteúdos, apresentando-os dentro de um contexto que permita o professor perceber as possíveis articulações e inter-relações existentes entre eles, e então programá-los de acordo com a sua realidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo