Procurando responder ao que fundamenta a ação docente, Mizu...
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Gabarito comentado
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Alternativa correta: A
Vamos entender melhor o tema da questão e como cada alternativa se relaciona com as abordagens pedagógicas mencionadas por Mizukami.
A questão aborda as diferentes abordagens do processo de ensino e suas características. Para resolvê-la, é necessário conhecer essas abordagens e identificar suas principais características. Mizukami destaca cinco abordagens: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural.
A alternativa correta é a A, que menciona: “A interação homem-mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne o sujeito de sua práxis.” Isso porque a abordagem sociocultural, inspirada em teóricos como Vygotsky, enfatiza a importância da interação social para o desenvolvimento cognitivo. A construção do conhecimento ocorre através de trocas sociais, onde o sujeito é ativo na construção de sua própria aprendizagem, interagindo com o mundo e com outros sujeitos.
Analisando as alternativas incorretas:
B: “Deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento de suas possibilidades de ação motora, verbal e mental, para que possa intervir e inovar a sociedade.” — Esta alternativa está mais alinhada com a abordagem humanista, que foca no desenvolvimento integral do ser humano, promovendo suas capacidades e potencialidades.
C: “O homem não é acabado, possui uma característica dinâmica e é inerente à atividade humana. ‘O único homem que se educa é aquele que aprendeu a aprender’.” — Esta descrição se alinha à abordagem cognitivista, que enfatiza o desenvolvimento contínuo e a capacidade de aprender a aprender, promovendo a autonomia do sujeito na construção do conhecimento.
D: “O homem ideal é o que desenvolve autocontrole e autossuficiência, que quando não acontece, a responsabilidade do controle é exercida por outra pessoa. ‘Arquiteto de si mesmo’ – consciente da sua incompletude.” — Aqui, temos características que se aproximam da abordagem comportamentalista, que valoriza o controle e a autossuficiência, com base na modificação de comportamentos observáveis.
Como podemos ver, cada alternativa reflete uma perspectiva teórica diferente, e a correta, baseada na abordagem sociocultural, é a A.
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Comentários
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Sócio-cultural Homem
– Na educação sociocultural, o ser humano é o sujeito da educação.
– A interação homem-mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis.
– Quanto mais o homem reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, mais se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la.
– Toda ação educativa deverá promover o próprio indivíduo e não ser instrumento de ajuste deste à sociedade
Sociedade
– A história consiste nas respostas dadas pelo homem à natureza, aos outros homens, às estruturas sociais, e na tentativa de ser progressivamente cada vez mais o sujeito de sua práxis, ao responder aos desafios de seu contexto.
– A participação do homem como sujeito na sociedade, na cultura, na história, se faz na medida de sua conscientização, a qual implica a desmitificação.
– O homem alienado não se relaciona com a realidade objetiva, como um verdadeiro sujeito pensante: o pensamento é dissociado da ação.
Mundo
– Os homens estão situados no tempo e no espaço, inseridos num contexto sócio-econômico-cultural-político, enfim, no contexto histórico.
Educação
– O homem é sujeito da educação.
– A ausência de uma reflexão sobre o homem implica o risco de adoção de métodos educativos e diretrizes de trabalho que o reduzem à condição de objeto. Por outro lado, a ausência de uma análise do meio cultural implica o risco de se realizar uma educação pré-fabricada, não adaptada ao homem concreto a quem se destina.
– Na educação sócio-cultural, o objetivo da educação é provocar e criar condições para que se desenvolva uma atitude de reflexão crítica, comprometida com a ação.
– A educação se dá, enquanto processo, em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração.
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