Com base nas regras estabelecidas na Lei n.º 12.846/2013, qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133552 Legislação Federal

Com base nas regras estabelecidas na Lei n.º 12.846/2013, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, julgue o item a seguir.   


A instauração do processo administrativo que tenha por escopo o acordo de leniência interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos na lei em apreço.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Pessoal, prestem atenção! Com relação ao acordo de leniência, o art. 16, parágrafo nono, da Lei nº 12.846/2013, estabelece que “A celebração do acordo de leniência interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos nesta Lei.". Apenas com essa informação já é possível resolver a questão. Observe que não é a instauração do processo administrativo que tenha por escopo o acordo de leniência que vai interromper o prazo prescricional, mas sim a celebração do acordo que vai interromper. Não caiam nessa pegadinha!


Resposta: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

§ 9º A celebração do acordo de leniência interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos nesta Lei.

A questão erra ao falar que o prazo é interrompido com a instauração do processo administrativo que tenha por escopo o acordo de leniência

Art. 16, § 9º:

A celebração do acordo de leniência interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos na lei em apreço.

1) A aplicação das sanções previstas na lei não exclui, em qualquer hipótese, a obrigação da reparação integral do dano causado.

 

SÓ:

a) ISENTA: publicação extraordinária da decisão condenatória.

b) ISENTA: proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público, pelo prazo mínimo de 1 (um) e máximo de 5 (cinco) anos.

c) REDUZIRÁ em até 2/3 (dois terços) o valor da multa aplicável.

 

 

2) O prazo para defesa no processo administrativo instaurado com base na lei em questão será de 30 (trinta) dias, contados da intimação.

 

3) caso não seja possível utilizar o critério do valor do faturamento bruto da pessoa jurídica, a multa será de R$ 6.000,00 a R$ 60.000.000,00

 

4) A CELEBRAÇÃO DO ACORDO de leniência interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos na lei em apreço (não basta a mera instauração do PAR)

A celebração do acordo de leniência interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos na lei em apreço.

GABARITO ERRADO

É o acordo de leniência que interrompe o prazo prescricional, não o processo administrativo em escopo no acordo de leniência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo