Julgue o seguinte item à luz da Lei n.º 8.429/1992, que trat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133557 Direito Administrativo

Julgue o seguinte item à luz da Lei n.º 8.429/1992, que trata da improbidade administrativa, e suas alterações.  


A conduta praticada com base em divergência interpretativa de lei, fundada em jurisprudência não pacificada, caracteriza ato de improbidade administrativa.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Nesta questão espera-se que o aluno julgue o item como CERTO ou ERRADO. Para respondê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.429/92. Vejamos:

“Art. 1º, § 8º, Lei 8.429/92. Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário."

Lembrando que o ministro Alexandre de Moraes concedeu medida linear para suspender dispositivos da lei de improbidade administrativa alterados Lei 14.230/21. A primeira norma que teve a eficácia suspensa foi o art. 1º, parágrafo 8º, da lei de improbidade, que afasta a improbidade nos casos em que a conduta questionada se basear em entendimento controvertido nos Tribunais. O ministro entendeu que, embora a intenção tenha sido proteger a boa-fé do gestor público, o critério é excessivamente amplo e gera insegurança jurídica.

Desta forma, assertiva ERRADA.

GABARITO: ERRADA.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 1º  § 8º Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário. 

Art. 1º  § 8º Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário. 

  SUSPENSO PELA ADI 7236

(O ministro assinala que há muitos juízes e tribunais competentes para julgar os casos de improbidade administrativa, além de vários tipos de procedimentos. Assim, haverá diversas sentenças que não servem para definir o entendimento do Poder Judiciário como um todo.)

ERRADO

Art. 1º  § 8º Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário. 

 Vale mencionar que o ministro Alexandre de Moraes, concedeu medida liminar para suspender alguns dispositivos da lei 8.429/92 incluindo o referido dispositivo.

27/12/2022 foi a data da cautelar suspendendo o dispositivo. Então, em tese, essa escusa nunca chegou a existir. Sendo assim, em tese, poderia sim configurar ilícito a depender do julgador. Porém, a questão quer que o candidato julgue a assertiva conforme a lei de improbidade.

Questão cobrando como válido artigo de lei suspenso?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo