“Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sint...
( ) Um distúrbio de aprendizagem pressupõe uma lesão cerebral, sendo a inteligência da criança anormal. ( ) Nos distúrbios de aprendizagem, ocorre um atraso, um transtorno em um ou mais processos da linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia e aritmética, que pode resultar de uma possível disfunção do Sistema Nervoso Central que se pode manifestar em privações na percepção, atenção, conceitualização, memória, linguagem e funções motoras. ( ) A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária. ( ) É disgráfica toda criança cuja qualidade da escrita é deficiente, não sendo ela portadora de qualquer déficit neurológico importante ou intelectual que explique esta deficiência. Trata-se, portanto, de crianças intelectualmente normais, que vêm à consulta por causa de sua escrita ilegível ou muito lenta, dificuldades estas que prejudicam, em geral, a marcha normal de sua escolaridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - F - V - V - V. Vamos agora dissecar cada afirmativa para compreender o porquê dessa sequência ser a correta.
(Falso) A primeira afirmativa sugere que um distúrbio de aprendizagem implica necessariamente em lesão cerebral e inteligência anormal, o que é um equívoco. Distúrbios de aprendizagem podem ocorrer sem que haja lesões cerebrais identificáveis e não estão automaticamente associados a uma inteligência anormal. A aprendizagem é um processo complexo e multifatorial, e os problemas nessa área podem estar relacionados a uma variedade de causas, inclusive fatores emocionais, ambientais e pedagógicos, não apenas orgânicos.
(Verdadeiro) A segunda afirmativa está correta. Distúrbios de aprendizagem podem envolver atrasos ou disfunções em vários processos, como linguagem falada, leitura, escrita, e aritmética. Estas dificuldades podem estar associadas a disfunções do Sistema Nervoso Central, afetando percepção, atenção, memória, linguagem e funções motoras. No entanto, é importante ressaltar que a presença de um distúrbio de aprendizagem não significa que a pessoa não possa aprender; ela pode precisar de métodos e abordagens diferentes para alcançar seu potencial.
(Verdadeiro) A terceira afirmativa sobre a dislexia é verdadeira. A dislexia é de fato um tipo de dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. Ela é caracterizada por problemas com a leitura fluente e habilidades de decodificação e soletração de palavras, muitas vezes devido a um déficit no processamento fonológico. Este déficit é inesperado quando comparado com outras habilidades cognitivas da pessoa e não está relacionado com a inteligência geral.
(Verdadeiro) Por fim, a quarta afirmativa também é verdadeira. A disgrafia é um distúrbio de escrita que se manifesta independentemente de déficits neurológicos importantes ou de capacidade intelectual. Crianças disgráficas apresentam uma escrita ilegível ou extremamente lenta que não é explicada por problemas cognitivos ou neurológicos e que pode afetar o desempenho escolar.
Entender os aspectos psicológicos da educação é fundamental para identificar e abordar corretamente os distúrbios de aprendizagem. A questão toca em pontos cruciais sobre como distintos problemas de aprendizagem podem se manifestar e ressalta a importância de não atribuir automaticamente tais dificuldades a deficiências cognitivas ou neurológicas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo