Nos canteiros de obras para construção de edifícios, o arran...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é fundamental entender os diferentes tipos de arranjos físicos em canteiros de obras. Esses arranjos são configurados para otimizar o fluxo de trabalho, uso de recursos e segurança no local da construção.
O tema central da questão envolve o Planejamento e Controle de Obras, especificamente no que diz respeito à organização física do canteiro. A escolha do arranjo correto impacta diretamente na eficiência e produtividade do projeto.
Vejamos um resumo teórico para cada tipo de arranjo mencionado:
- Funcional: Organiza o canteiro por atividades similares (ex.: áreas para corte de materiais, soldagem). Não é o foco em canteiros de construção, pois foca em flexibilidade e não em um projeto específico.
- Por processo: Similar ao funcional, mas com ênfase na sequência dos processos. Não é comum em canteiros de obras, mas sim em fábricas com linhas de produção contínua.
- Linear: Utilizado em projetos que se desenvolvem ao longo de um eixo ou linha, como estradas e ferrovias. Não é adequado para edifícios.
- Celular: Configuração em células para facilitar a produção em massa. Mais comum em indústrias do que em obras de construção civil.
- Posicional (Alternativa Correta): O edifício permanece fixo e os recursos (mão de obra, materiais, equipamentos) se movimentam em torno dele. Este é o arranjo mais comum em projetos de construção civil, pois o objeto (edifício) não se move durante a construção.
O gabarito correto é a alternativa E - posicional, pois em um canteiro de obras para construção de edifícios, o edifício permanece fixo enquanto os recursos são movidos conforme necessário. Isso maximiza a eficiência e minimiza deslocamentos desnecessários.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Funcional: Não é adequado porque foca em funções similares, não no fluxo de trabalho de um canteiro.
- B - Por processo: É mais utilizado em processos manufatureiros e não se aplica bem na construção de edifícios.
- C - Linear: Usado em projetos que se expandem ao longo de uma linha, como estradas. Edifícios não seguem este formato.
- D - Celular: Relacionado a arranjos industriais, que não são compatíveis com a construção de edifícios fixos.
Estratégia para interpretação: Identificar o tipo de projeto (construção de edifícios) ajuda a restringir as opções para aquelas que consideram um objeto fixo com recursos móveis, levando à escolha do arranjo posicional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tipos de arranjo físico:
1) Funcional ou por processo:
É caracterizado por máquinas agrupadas que têm a mesma função. É também marcado pela complexidade.
Exemplos: hospital, supermercado, academia, etc.
2) Celular:
Trabalho cooperativo ou em time de pessoas, formando um grupo para realizar a produção. São montados por famílias de produtos que produzem um produto inteiro ou parte de um produto.
3) Em linha:
É usado quando se requer uma sequência linear de operações para fabricar o produto ou prestar serviço.
Ex: linhas de montagem
4) Posicional:
Quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamento, maquinário, instalações e pessoas movem-se em torno dele.
Ex: Construção de uma rodovia, construção de uma casa.
Edifício (produto) permanece estacionado enquanto a construção (processo) se desenvolve nele. Layout posicional.
Letra E)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo