Nos termos da teoria burocrática weberiana, a burocracia é ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - de dominação
Explicação:
A teoria burocrática de Max Weber é uma das principais abordagens na administração pública. Para entender a resposta correta, é importante compreender alguns conceitos-chave da teoria weberiana:
Burocracia: Weber descreve a burocracia como uma forma de organização caracterizada por regras claras, hierarquia de autoridade bem definida e procedimentos padronizados. Ele vê esse sistema como racional e eficiente para a administração de grandes organizações.
Dominação: Em sua análise, Weber identifica três tipos de dominação legítima: tradicional, carismática e legal-racional. A burocracia se enquadra neste último tipo, onde o poder é exercido através de um sistema de regras e normas impessoais. A dominação legal-racional é a base da burocracia, onde a autoridade é legitimada pelas leis e regulamentos estabelecidos.
Justificativa para a alternativa correta (E - de dominação):
A burocracia, segundo Weber, é um sistema de dominação porque se baseia na autoridade legal-racional, onde o poder é exercido através de um conjunto de regras e procedimentos administrativos. Este tipo de dominação garante que a organização funcione de maneira eficiente e previsível. Portanto, a alternativa correta é E, pois reflete a essência da teoria weberiana sobre a burocracia.
Espero que esta explicação tenha ajudado a clarear o assunto! Caso tenha mais dúvidas ou precise de mais detalhes, estou à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
FONTE:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9-8AF/teoria-burocracia
BONS ESTUDOS
A LUTA CONTINUA
Alternativa E
Gabarito: E
O ponto central da obra de Weber era a dominação burocrática, não a estrutura burocrática em si como um modelo a ser seguido para organizações. As críticas à burocracia “tipo puro” de Weber são, portanto, oriundas de um erro de interpretação, pois ele não tinha a intenção de tornar a burocracia um modelo administrativo para as organizações modernas, ele apenas descreveu as características mais básicas de algo que já existia na
sociedade.
As críticas a seguir são de autores que consideravam a burocracia como uma teoria da administração defendida por Weber. Para eles, existe uma discrepância entre o modelo burocrático oficial e a vida real, na qual as práticas informais, sentimentos e demais ações humanas gerariam uma série de disfunções. Alguns autores chegam a propor modelos próprios de burocracia, os quais prezam principalmente pela “humanização” e necessidade de adaptação ao ambiente.
Weber, no livro Economia e Sociedade, define: “Poder significa toda probabilidade de impor sua própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”.
Dentre os tipos de poder, ele cita a disciplina e a dominação.
--- > Disciplina é a “[...] probabilidade de encontrar obediência pronta, automática e esquemática a uma ordem, entre uma pluralidade indicável de pessoas, em virtude de atividades treinadas”.
--- > Dominação é a “[...] probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis”.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima.
Gab E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo