Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. O Proc...
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
O Procedimento de Desenhos-Estórias foi introduzido pelo psicanalista _____________, em 1972, como instrumento de investigação clínica da personalidade.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Walter Trinca
O Procedimento de Desenhos-Estórias foi introduzido pelo psicanalista Walter Trinca em 1972 como um método de investigação clínica da personalidade. Este procedimento envolve pedir ao paciente que desenhe e, em seguida, elabore uma estória baseada no desenho. Essa técnica permite ao psicólogo acessar conteúdos inconscientes e compreender aspectos da personalidade do indivíduo.
Agora, vamos entender por que as alternativas incorretas não se aplicam a esta questão:
A - David Wechsler: David Wechsler é conhecido por desenvolver a Escala de Inteligência Wechsler (WAIS), utilizada para avaliar a inteligência de adultos e crianças. Ele não está relacionado ao Procedimento de Desenhos-Estórias.
B - Donald Woods Winnicott: Winnicott é famoso por suas contribuições à teoria do desenvolvimento infantil e pela criação do conceito de "mãe suficientemente boa" e do "objeto transicional". Embora suas ideias influenciem a psicologia clínica, ele não desenvolveu o Procedimento de Desenhos-Estórias.
C - Wilfred Ruprecht Bion: Bion é conhecido por suas teorias sobre grupos e dinâmicas de grupo, assim como por seu trabalho em psicanálise. Ele também não está relacionado ao Procedimento de Desenhos-Estórias.
E - Hermann Rorschach: Hermann Rorschach é o criador do famoso Teste de Rorschach, conhecido como teste das manchas de tinta, utilizado para avaliar a personalidade e o funcionamento emocional. Ele não desenvolveu o Procedimento de Desenhos-Estórias.
Portanto, a alternativa correta é D - Walter Trinca, que introduziu o Procedimento de Desenhos-Estórias em 1972 como uma ferramenta clínica para investigar a personalidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D) Walter Trinca
O Procedimento de Desenhos-Estórias foi introduzido por Walter Trinca, em 1972, como instrumento de investigação clínica da personalidade. Não é um teste psicológico, e sim um meio auxiliar de conduzir o exame psicológico. No diagnóstico psicológico, ele ocupa uma posição intermediária entre os testes projetivos gráficos e temáticos e as entrevistas semi e não-estruturadas. Na verdade, constitui-se na reunião de processos expressivo-motores (entre os quais se inclui o desenho livre) e processos aperceptivos-dinâmicos (verbalizações temáticas). Inclui, ainda, associações dirigidas do tipo "inquérito".
Fonte: PROCEDIMENTO de desenhos-estórias (D-E). Disponível em: <http://www.desenhosestorias.com/descricao.html#de>. Acesso em: 14 ago. 2007.
Gab D
O Procedimento de Desenhos-Estórias foi introduzido por Walter Trinca, em 1972, como instrumento de investigação clínica da personalidade. Não é um teste psicológico, e sim um meio auxiliar de conduzir o exame psicológico.
TRINCA, W. Procedimento de Desenhos-Estórias: formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. São Paulo, Vetor, 2013, 367 pp.
O Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) é uma técnica de investigação da personalidade, composta por desenhos livres que servem de estímulos de apercepção temática. Os desenhos realizados pelos examinandos servem para a elicitação de estórias e demais verbalizações em função das necessidades de conhecimento da dinâmica psíquica, seja no diagnóstico psicológico ou na psicoterapia. Essa técnica de investigação foi introduzida em 1972 por Walter Trinca na Universidade de São Paulo como instrumento intermediário entre as entrevistas psicológicas não estruturadas e os testes projetivos gráficos e temáticos. Requer que o examinando realize cinco unidades sequenciais de desenhos livres e cinco estórias que lhes são associadas imediatamente após cada desenho, sendo seguidas de “inquérito” e de título.
David Wechsler foi um psicólogo romeno-americano. Ele desenvolveu escalas de inteligência conhecidas, como a Escala Wechsler de Inteligência para Adultos e a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças, para conhecer seus pacientes no Hospital Bellevue
Winnicott acreditava que era apenas brincando que as pessoas eram inteiramente elas mesmas , de modo que, para que a psicanálise fosse eficaz, ela precisava servir como um modo de brincar. Duas das técnicas pelas quais Winnicott utilizou a brincadeira em seu trabalho com crianças foram o jogo de rabiscos e o jogo de espátula.
Bion entende o pensar como um processo que depende de dois desenvolvimentos básicos: o primeiro é o dos pensamentos que requerem um aparelho mental que eles se encarregue, e o segundo é o desenvolvimento do aparelho que inicialmente chamou de faculdade de pensar.
Hermann Rorschach foi um psiquiatra e psicanalista suíço, mais conhecido por desenvolver um teste projetivo conhecido como teste de mancha de tinta de Rorschach , um teste projetado para refletir partes inconscientes da personalidade que se projetam nos estímulos visuais gerados pelas manchas de tinta, permitindo estabelecer um psicodiagnóstico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo