A Teoria de Carl Gustav Jung é uma das representantes das T...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - Tem como um dos principais conceitos a individuação.
A Teoria de Carl Gustav Jung, conhecida como Psicologia Analítica ou Psicologia Junguiana, é uma das grandes vertentes das Teorias da Personalidade. Esta teoria se distingue por vários conceitos fundamentais, entre eles a individuação, o inconsciente coletivo, e os arquétipos.
Vamos entender melhor por que a alternativa D é a correta e as outras são incorretas:
D - Tem como um dos principais conceitos a individuação.
Este é um dos conceitos centrais na teoria de Jung. A individuação é o processo pelo qual um indivíduo se torna o que ele realmente é, ou seja, uma unidade psicologicamente inteira. Jung acreditava que esse processo é essencial para o desenvolvimento pessoal e para alcançar a auto-realização. Durante a individuação, a pessoa integra aspectos do inconsciente com a consciência, permitindo um equilíbrio e uma harmonia internos.
A - Afirma que não há interação entre o consciente e o inconsciente.
Esta alternativa está incorreta porque Jung enfatiza justamente a interação entre o consciente e o inconsciente. Para ele, o equilíbrio entre esses dois sistemas é fundamental para o desenvolvimento da personalidade. O processo de individuação, que é central na sua teoria, envolve a integração desses dois aspectos.
B - Desconsidera a mitologia.
Jung dava grande importância à mitologia em sua teoria. Ele acreditava que os mitos e os contos de fadas são expressões do inconsciente coletivo e que eles contêm arquétipos universais. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C - Desconsidera as religiões e a Alquimia.
Esta alternativa também está incorreta. Jung estudou extensivamente a religião e a Alquimia, e ele acreditava que ambos são ricos em simbolismos que refletem os processos do inconsciente. Ele via a alquimia, em particular, como uma metáfora para o processo de individuação.
E - Considera o self como centro da consciência.
Na verdade, Jung considerava o self como o centro da totalidade da personalidade, que inclui tanto a consciência como o inconsciente. Portanto, esta alternativa está incorreta. Para Jung, o ego é o centro da consciência, enquanto o self é a totalidade que integra todos os aspectos da personalidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta: Tem como um dos principais conceitos a individuação.
Correta: Tem como um dos principais conceitos a individuação.
Para o pessoal que se confundiu com a alternativa E, o self não é o centro da consciência, mas algo como a unificação de consciente e inconsciente
Quando o consciente e inconsciente, Eu e Si mesmo, tem um relacionamento contínuo, Jung considerava que a pessoa poderia então consolidar um senso de sua individualidade única, bem de que uma conexão com a experiência circunstância mais ampla da existência humana, tornando-a capaz de viver de um modo criativo, simbólico e individual. O processo de chegar a esse equilíbrio Jung chama de individuação.
O self não é o centro consciência, o centro da consciência é o Ego, o self é o arquétipo central da ordem e da totalidade da personalidade. ele é a totalidade formada pelo consciente e pelo inconsciente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo