Joana caminhava por um parque do Município Alfa, mexendo no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2449101 Direito Processual Penal
Joana caminhava por um parque do Município Alfa, mexendo no seu telefone celular, de última geração, ocasião em que Tício puxou o bem móvel de sua mão e se evadiu. Após duas semanas de investigação, a Polícia Civil logrou encontrar o agente, que não mais estava na posse do aparelho celular. A ofendida, muito preocupada com o prejuízo financeiro suportado, buscou informações sobre o caminho a ser seguido, na esfera judicial, visando ao ressarcimento dos seus danos materiais.


Nesse caso, considerando as disposições do Código de Processo Penal sobre a ação civil, é correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: B

CPP

B) Art. 63.  Transitada em julgado a sentença condenatória, poderão promover-lhe a execução, no juízo cível, para o efeito da reparação do dano, o ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros.

A) Art. 65.  Faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. 

C) Art. 63. Parágrafo único. Transitada em julgado a sentença condenatória, a execução poderá ser efetuada pelo valor fixado nos termos do   sem prejuízo da liquidação para a apuração do dano efetivamente sofrido.

D) Art. 67.  Não impedirão igualmente a propositura da ação civil: III - a sentença absolutória que decidir que o fato imputado não constitui crime.

E) Art64. Parágrafo único.  Intentada a ação penal, o juiz da ação civil poderá suspender o curso desta, até o julgamento definitivo daquela.

Qual o erro da C?

O erro da letra C está na partícula "OU". Ele pode executar o valor mínimo E requerer a liquidação do dano efetivamente sofrido.

Letra E: intentada a ação penal, o juiz da ação civil deverá suspender o curso desta, até o julgamento definitivo daquela.

Vejam o CPC:

 Art. 315. Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal.

§ 1º Se a ação penal não for proposta no prazo de 3 (três) meses, contado da intimação do ato de suspensão, cessará o efeito desse, incumbindo ao juiz cível examinar incidentemente a questão prévia.

§ 2º Proposta a ação penal, o processo ficará suspenso pelo prazo máximo de 1 (um) ano, ao final do qual aplicar-se-á o disposto na parte final do § 1º.

Na assertiva contida na letra C, há um erro na interpretação do dispositivo legal. O trecho "o ofendido poderá executar o valor fixado a título de reparação mínima ou buscar a liquidação do dano efetivamente sofrido na esfera cível" sugere que o ofendido tem a opção de escolher entre executar o valor fixado como reparação mínima ou buscar a liquidação do dano efetivamente sofrido na esfera cível.

No entanto, o dispositivo legal (Art. 63 do Código de Processo Penal Brasileiro) não menciona essa opção. Ele estabelece que, uma vez transitada em julgado a sentença condenatória, o ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros podem promover a execução no juízo cível para reparação do dano. Ou seja, não há menção específica à escolha entre a execução do valor fixado como reparação mínima ou a busca pela liquidação do dano efetivamente sofrido.

Portanto, o erro na assertiva é que ela faz uma interpretação que não está expressamente prevista no dispositivo legal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo