São funções da vigilância epidemiológica:
São funções da vigilância epidemiológica:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: Funções da Vigilância Epidemiológica no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Legislação Aplicável: A vigilância epidemiológica no Brasil é regulada pela Lei nº 8.080/1990, que estrutura o SUS, e pela Portaria nº 1.378/2013 do Ministério da Saúde, que descreve as funções e atribuições da vigilância epidemiológica.
Explicação do Tema Central: A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle apropriadas. Para resolver esta questão, é necessário compreender as funções específicas da vigilância epidemiológica como parte do SUS.
Exemplo Prático: Imagine que há um surto de dengue em uma cidade. A vigilância epidemiológica atuará coletando dados sobre os casos, analisando e interpretando esses dados para entender a extensão do surto, recomendando medidas de controle como campanhas de limpeza para eliminar criadouros do mosquito e divulgando informações à população sobre prevenção.
Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa A descreve de forma abrangente as funções da vigilância epidemiológica: coleta, processamento, análise e interpretação de dados; recomendação e promoção de medidas de prevenção e controle; avaliação da eficácia e efetividade dessas medidas; e divulgação de informações. Todas essas etapas são essenciais para a vigilância epidemiológica, conforme estipulado pela legislação vigente.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa B: Embora inclua algumas ações que podem ser realizadas durante a investigação epidemiológica, como a constituição de equipes e discussão de problemas, foca-se desproporcionalmente na avaliação do quadro clínico e transporte de doentes, funções mais associadas à assistência médica direta, não à vigilância epidemiológica.
Alternativa C: Esta alternativa menciona aspectos específicos como a duração do período de incubação e sintomas predominantes, que são mais detalhes de uma investigação de campo. Não abrange todo o escopo das funções abrangentes da vigilância epidemiológica.
Alternativa D: Embora mencionar a identificação de populações acometidas e o registro de casos seja parte do processo, a alternativa não cobre todas as funções descritas na legislação, como a recomendação e promoção de medidas de controle.
Alternativa E: Esta alternativa mistura funções corretas da vigilância epidemiológica com atividades específicas da clínica médica, como a avaliação do quadro clínico dos doentes, o que não é função primária da vigilância epidemiológica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo