A função de um processo seletivo é prever o desempenho dos c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80460 Gestão de Pessoas
No que concerne a características das políticas de gestão de
pessoas, julgue os seguintes itens.

A função de um processo seletivo é prever o desempenho dos candidatos no cargo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo. A seleção é a fase posterior ao recrutamento, de filtro ou restrição dos candidatos apresentados externamente. Deve ser pensada e planejada de acordo com a quantidade destes, identificando aqueles com maiores chances de atender às necessidades do cargo. É um processo comparativo entre as características dos candidatos e o perfil desejado pela organização (necessidade de competências). Logo, ela visa prever, antecipar, o desempenho de certo candidato em determinado cargo, e quanto mais precisa for essa previsão, mais bem sucedida será a seleção.

Pessoal,

mesmo que o CESPE tenha considerado essa assertiva VERDADEIRA, fica aqui o meu registro em não concordar muito com esta abordagem. O processo de seleção, diferentemente do processo de recrutamento, já é uma etapa onde o candidato se mostra em "quase sua total plenitude" para o avaliador. 

Porém, se olharmos a assertiva que o CESPE utilizou, teremos que o processo seletivo, nessa forma sui generis, não preve qual será o desempenho futuro do candidato, pois temos que levar em consideração qual foi a ferramenta de avaliação utilizada pelo avaliador. 

Se, por exemplo, em um processo de recrutamento, já se implanta o processo de seleção, com uma abordagem direta, apenas com a análise curricular do avaliado, sem participar de uma dinâmica em grupo, ou algum outro processo mais estruturado, onde teremos uma abordagem mais próxima da situação real do qual o candidato se deparará, não há o que se falar que o processo seletivo preve o desempenho do candidato.

O candidato simplesmente senta na cadeira, conversa por meia hora com o supervisor/gerente da área, deixa uma boa impressão (ou melhor, vende o seu peixe de forma eficaz) e no outro dia é chamado para começar a trabalhar. Depois de 3 meses, vem a bomba: o cara é um completo incompetente. No outro emprego onde exerceu a função, nada mais do que apenas auxiliou a pessoa competente que exercia a tarefa, porém mentiu no currículo para que pudesse ser chamado para o novo emprego. 

Fica aqui meu desabafo para questões, como essa, que são tiradas de uns poucos pensadores teóricos da Administração. Assim, eu creio que essa assertiva ficaria melhor pensada se fosse assim redigida: " existem ferramentas no processo seletivo que auxiliam o avaliador em prever qual será o desempenho do candidato ao cargo".

Se esse é um espaço para deixar comentários, então fica o meu, para futuras gerações de concurseiros. 
Questão estranha. Porque a seleção é a fase de "filtro", para definir de maneira definitiva a pessoa que irá ocupar o cargo disponivel.
Pessoal, veja que a questão falou em processo seletivo o qual engloba  recrutamento + seleção. Percebem, é todo o processo.
Se tivesse falado fase de seleção apenas, eu concordaria que a questão estivesse errada.
bons estudos para todos nós
Perfeito, Luiz Henrique. É um negócio realmente desanimador, ams sigamos em frente. Um dia o CESPE vai estabelecer um padrão único de atinência ao gabarito. A FCC é ridícula, mais que o CESPE, mas pelo menos nas provas dela sabemos que qualquer coisa diferente do convencional que é colocada está errada. Já no CESPE, o candidato tem que ficar prevendo o temperamento do examinador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo