Considerando a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo admi...
Considerando a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, julgue o item a seguir.
As atividades de instrução destinadas a averiguar e a comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam‑se somente mediante requerimento do interessado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
§ 1 O órgão competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo.
§ 2 Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.
ERRADO. Também iniciam de OFÍCIO. Conforme o disposto no art.24 da Lei 9784
[GABARITO: ERRADO]
Art. 29 As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
§ 1 O órgão competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo.
§ 2 Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.
FONTE: LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.
O item está errado.
De acordo com o Art. 29 da Lei nº 9.784/1999, as atividades de instrução, destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão, realizam-se tanto de ofício quanto mediante impulsão do órgão responsável pelo processo. Isso significa que a Administração Pública tem o dever de atuar proativamente para obter os elementos necessários à correta decisão, independentemente de requerimento do interessado.
Além disso, o artigo assegura aos interessados o direito de propor atuações probatórias, mas isso não restringe a instrução apenas ao requerimento deles. A Administração tem autonomia para conduzir essas atividades quando julgar necessário para garantir a legalidade e o melhor interesse público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo