O resultado final das eleições realizadas para a Câmara dos ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimento sobre o direito partidário em especial sobre representação político-partidária.
2) Exame da questão e identificação da resposta
O resultado final das eleições realizadas para a Câmara dos Deputados em 2014 revelou um aumento no número de partidos políticos que conquistaram cadeiras no Parlamento.
Em comparação com o pleito realizado em 2010, subiu de 22 para 28 o total de partidos que obteve representação na Câmara.
Houve ainda um incremento no número efetivo de partidos políticos na Câmara.
Na abertura da nova legislatura a partir de fevereiro de 2015, este número efetivo de partidos passa de 11,46 para 13,22, o que significa, que ocorreu:
i) um aumento na dispersão partidária, da fragmentação partidária e do índice de fracionalização partidária: há mais partidos políticos naquela legislatura da Câmara dos Deputados; e
ii) uma redução na concentração partidária: há mais partidos políticos com atuação na Câmara dos Deputados para o mesmo número de parlamentares, o que significa uma menor concentração partidária.
Dessa forma:
a) Certo. Ocorreu um aumento de dispersão partidária na Câmara.
b) Errado. Ocorreu um aumento (e não uma diminuição) do índice de fracionalização nas eleições para a Câmara que passou de 11,46 para 13,22.
c) Errado. Ocorreu uma diminuição (e não um aumento) de concentração partidária na Câmara.
d) Errado. Ocorreu um aumento (e não uma diminuição) da fragmentação partidária na Câmara por haver mais partidos com candidatos eleitos.
Resposta: A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se houve aumento no número de partidos, obviamente, ocorreu uma dispersão e não concentração de partidos.
É quase uma questão de Raciocínio Lógico :)
O aumento da dispersão partidária é consequência do abuso sobre a liberdade de criação de partidos políticos (multipartidarismo).
O pluralismo político e o pluripartidarismo são essenciais para a democracia. No entanto, o excesso de partidos políticos é prejudicial, pois contribui para a falta de governabilidade, na medida em que o presidente eleito poderá não contar com a maioria do congresso. Contribui também para o aumento do fisiologismo das famigeradas legendas de aluguel. Tudo isso somado gera o cenário político-eleitoral brasileiro: partidos sem ideologia, políticos profissionais e crise de representatividade.
Se os partidos se espalharam mais, ou seja, houve uma diversificação partidária, espalhamento de partidos, DISPERSÃO PARTIDÁRIA.
Questão de interpretação de texto ashuasa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo