No processo de monitoramento de aves aquáticas, a abundânc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q86371 Direito Ambiental
Áreas úmidas constituem ecossistemas com elevada
produtividade primária, que, associados à complexidade ambiental,
contribuem para as atividades de alimentação, nidificação e
descanso das aves aquáticas. O monitoramento das assembleias de
aves, a longo prazo, disponibiliza informações fundamentais sobre
as flutuações sazonais, cuja riqueza e abundância estão associadas
às características ambientais locais.

Imagem 008.jpg

A partir do texto acima apresentado, julgue o item seguinte
acerca de normas e procedimentos para a conservação das espécies
aquáticas ameaçadas de extinção.

No processo de monitoramento de aves aquáticas, a abundância e a composição das assembleias recebem influências espaciais e temporais em razão da heterogeneidade das áreas úmidas, consideradas mosaicos, uma vez que as aves, nessas áreas, raramente se encontram distribuídas uniformemente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A necessidade das áreas úmidas serem consideradas como mosaicos heterogêneos e não como áreas uniformes, estudando-se a conectividade dentro e entre as mesmas, tem sido crescentemente enfatizada (Haig et al. 1998, Amezaga et al. 2002). Devido a este padrão espacial em forma de mosaico, as aves raramente se distribuem uniformemente dentro de áreas úmidas, estando suas riquezas e abundâncias associadas às características ambientais locais (Blanco 1999) e às características de dispersão do organismo (Fahrig e Merriam 1994, Fahrig e Grez 1996).
 

No Brasil, a despeito da grande diversidade e extensão de áreas úmidas, poucos estudos abrangentes foram produzidos levando em conta a estrutura espacial e/ou sazonal da avifauna (e.g. Matarazzo-Neuberger 1994, Ferreira 2000, Olmos e Silva 2001). O Pantanal e o sul do Brasil possuem as áreas com maior riqueza e diversidade de aves aquáticas do Brasil (Scott e Carbonell 1986). No Rio Grande do Sul, embora alguns trabalhos qualitativos já tenham sido realizados (e.g. Fallavena e Silva 1981, Grillo 1995, Nascimento 1995, Voss 1995, Mähler et al. 1996, Accordi et al. 2001), inexistem estudos que levem em conta aspectos espaço-temporais de comunidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo