Mantendo a correção gramatical e o sentido, o segmento subli...
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 6 a 10.
Luís Bernardo Honwana é um dos precursores da literatura moçambicana e um dos maiores intérpretes da moçambicanidade. Quando tinha 22 anos, em 1964, fez publicar uma obra seminal e fundadora da moderna ficção moçambicana - Nós Matamos o Cão Tinhoso. O início desta obra é um dos mais belos que se podem cotejar entre nós: "O Cão Tinhoso tinha uns olhos azuis que n/lo tinham brilho nenhum, mas eram enormes e estavam sempre cheios de lágrimas, que lhe escorriam pelo focinho. Metiam medo aqueles olhos, assim tão grandes, a olhar como uma pessoa a pedir qualquer coisa sem querer dizer".
O Jovem autor de Nós Matamos o Cão Tinhoso redigira uma nota biográfica Igualmente singular: "Não sei se sou realmente escritor. Acho que apenas escrevo sobre coisas que, acontecendo à minha volta, se relacionem Intimamente comigo ou traduzam fatos que me pareçam decentes. Este livro de histórias é o testemunho em que tento retratar uma série de situações e procedimentos que talvez interesse conhecer".
A realidade que estas histórias narram ultrapassa, em muito, a circunstância da mera biografia. Estes textos denunciavam, de forma resoluta e corajosa, uma realidade social profundamente injusta e desigual. Textos breves, quase todos, à exceção daquele que nomeia o volume. Este livro é uma surpreendente obra literária e é um libelo acusatório virulento. Provavelmente, a grande literatura seja Isso mesmo: a combinação entre as faculdades da arte em si e o poder de esta nos Interpelar com a realidade que ilustra ou denuncia.
(Disponível em: https://opais.co.mz. Adaptado)
Mantendo a correção gramatical e o sentido, o segmento sublinhado pode ser substituído pelo que se encontra entre parênteses em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
qual o erro da letra A?
Felipe, acredito que na letra "A" ficaria correta se fosse "a qual", pois deve concordar com "realidade", que está no singular.
A) "as quais" – O uso de "as quais" está incorreto, pois "realidade" é um substantivo singular e deveria concordar com "a qual".
[CORETA] - B) "no qual" – Está correto, pois "livro" é um substantivo masculino singular, e "no qual" concorda corretamente com ele, mantendo tanto o sentido quanto a correção gramatical.
C) "dos quais" – Está incorreto, pois "início" é singular, e "dos quais" está no plural. A concordância não é adequada.
D) "onde" – "Onde" refere-se a lugar, e aqui o uso é inadequado, pois "aquele que" se refere a "texto", e não a um lugar.
E) "nos quais" – Está incorreto, pois "olhos" é plural, mas o uso de "nos quais" aqui altera o sentido da frase, já que não se trata de algo que está "dentro" dos olhos, mas de uma característica deles.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo