Messala é economista e pesquisa a organização dos Estados b...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369068 Direito Administrativo
Messala é economista e pesquisa a organização dos Estados buscando análise comparativa sobre as melhores formas de intervenção, preservando a individualidade. Analisando os serviços públicos verifica que a Saúde, na maior parte dos países, não é cobrada dos seus cidadãos. Nesse sentido, tais serviços devem ser classificados, de acordo com a doutrina do Direito Administrativo, como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a A - próprios.

Tema jurídico abordado: A questão trata da classificação dos serviços públicos no Direito Administrativo, especificamente aqueles que são essenciais e geralmente não são cobrados dos cidadãos, como a saúde.

Legislação aplicável: Embora a questão não mencione diretamente a legislação, o conceito de serviços públicos essenciais, como saúde, é abordado pela Constituição Federal de 1988, especialmente no artigo 196, que afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado.

Explicação do tema central: No Direito Administrativo, serviços públicos podem ser classificados de várias formas, dependendo de sua natureza e finalidade. A questão aborda a classificação de serviços públicos que não são cobrados dos cidadãos, sugerindo sua essencialidade.

Exemplo prático: O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é um exemplo de serviço público próprio, pois é essencial e oferecido gratuitamente à população.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa A - próprios está correta porque, na doutrina do Direito Administrativo, serviços como saúde são considerados próprios do Estado, pois são essenciais e visam garantir direitos fundamentais aos cidadãos sem cobrança.

Análise das alternativas incorretas:

B - utilitários: Serviços utilitários são aqueles que visam fornecer utilidades para a população, como transporte público. Eles não são necessariamente gratuitos ou essenciais, diferentemente dos serviços de saúde.

C - especiais: Serviços especiais são aqueles que, geralmente, têm um caráter de exclusividade ou são destinados a um público específico, podendo envolver cobrança de taxas ou tarifas, o que não é o caso dos serviços de saúde.

D - voluptuários: Serviços voluptuários são aqueles que não são essenciais e estão relacionados a lazer ou luxo, como parques de diversão. Eles não se encaixam na descrição dos serviços de saúde, que são essenciais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Serviços públicos próprios são aqueles que só podem ser prestados pelo Poder Público, ou seja, não delegáveis. Ex.: Polícia, saúde públicas.

Serviços públicos impróprios são aqueles que satisfazem os interesses da comunidade, porém não são atividades típicas do Estado, ou seja, são de utilidade pública. Ex.: conservação de estradas.

Serviços Públicos Próprios: titularidade pertence ao Estado, podendo ser executado diretamente ou por terceiros.

IMPRÓPRIOS: A titularidade não pertence exclusivamente ao Estado.

Vale lembrar que a questao pede uma resposta ao caso apresentado, no Brasil o serviço de Saúde é um serviço IMPRÓPRIO, ou seja, ele não necessita de DELEGAÇÃO para ser prestado por particulares.

Só o Estado poderá fazer esse tipo de serviço.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo