Na tentativa perfeita, ou tentativa propriamente dita, o age...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (63)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta: errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com relação à interferência de circunstância:
a) tentativa perfeita
(ou acabada) - quando o agente esgota todos os atos de execução. (esgotamento da potencialidade lesiva).
b) tentativa imperfeita
(ou inacabada) - quando não esgota todos os atos por circunstâncias alheias à sua vontade.
A questão confunde os dois conceitos de classificação de tentativa em relação ao iter criminis:
Na tentativa PERFEITA, ou tentativa propriamente dita (também chamada de TENTATIVA ACABADA ou de CRIME FALHO), o agente consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime (apesar de não conseguir atingir o objetivo pretendido).
Na tentativa IMPERFEITA, o agente NÃO consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas, alheias à vontade do agente. Ou seja, o sujeito não consegue completar os atos de execução - ocorre um impedimento.
Obs.: Em ambos os casos, a circunstância é alheia à vontade do agente.
"A tentativa apresenta a seguinte divisão:
• TENTATIVA BRANCA OU INCRUENTA - O agente não atinge o objeto material. Imagine que Tício está com uma blusa branca, perfeitamente lavada pela sua mãe. Ao encontrar Mévio, este começa a atirar e Tício começa a correr. Nenhum tiro é acertado, logo o que era branco permanece branco, pois o objeto não foi atingido.
• TENTATIVA VERMELHA OU CRUENTA - Diferentemente da tentativa branca, aqui a vítima é atingida, mas o delito não se consuma.
• TENTATIVA PERFEITA - Neste tipo de tentativa, fica caracterizada a INCOMPETÊNCIA do agente, ou seja, o autor do delito utiliza TODOS os meios
executórios disponíveis e, mesmo assim, não atinge a consumação. É o caso do indivíduo que, portando um revolver com 06 cartuchos, utiliza todos, mas não consegue atingir a vítima em um ponto letal.
• TENTATIVA IMPERFEITA - O agente inicia a execução, mas não utiliza todos os meios de que dispõe. É o caso do indivíduo que começa a atirar e, no 3º
disparo, é interrompido pela chegada de policiais que estavam passando pelo local."
O examinador tentou confundir a tentativa perfeita com a tentativa imperfeita. Vejamos:
Tentativa Perfeita (= acabada ou crime falho): o agente apesar de praticar todos os atos executórios a sua disposição, não consegue consumar o crime por circunstâncias alheais a sua vontade. Nesta tentativa, ele consegue praticar todos os atos de execução. Essa tentativa somente é possível nos crimes materiais.
Tentativa Imperfeita(= inacabada):o agente é impedido de praticar todos os atos executórios a sua disposição.
Tentativa imperfeita ou Inacabada: o agente não consegue por cincunstâncias allheias a sua vontade,proseguir na execução do crime(ex.:o sujeito entra na residência da vítima e, quando começa a se aponderar dos bens ouve um barulho que o assusta,fazedo-o fugir)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo