Quando as deficiências de habilidades se traduzem em perdas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39374 Administração Geral
Quando as deficiências de habilidades se traduzem em perdas significativas para a organização, em termos de trabalho de qualidade inferior e menor produtividade, aumento dos acidentes de trabalho e mais reclamações dos consumidores, a área de Recursos Humanos deve
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - proporcionar educação corretiva.

A questão aborda a importância da área de Recursos Humanos (RH) em lidar com as deficiências de habilidades dentro de uma organização. Essas deficiências podem impactar negativamente a empresa, resultando em trabalho de qualidade inferior, menor produtividade, aumento dos acidentes de trabalho e mais reclamações dos consumidores.

Para resolver a questão, é necessário entender os diferentes tipos de intervenções que o RH pode implementar:

  • Melhoria dos controles: Refere-se a ajustes nos sistemas e processos internos para aumentar a eficiência e a conformidade. Não é diretamente focada na correção das habilidades dos empregados.
  • Educação preventiva: Envolve a antecipação e prevenção de problemas futuros, geralmente através de treinamentos e capacitação antes que problemas ocorram.
  • Educação corretiva: Tem como objetivo corrigir déficits de habilidades já identificados, por meio de treinamentos específicos, reciclagem e desenvolvimento de competências.
  • Downsizing: Processo de redução de pessoal para cortar custos, que não aborda diretamente a questão das habilidades dos empregados.
  • Programa de melhorias contínuas: Foca na constante melhoria dos processos e produtos da empresa, mas não trata diretamente a correção de habilidades específicas dos empregados.

A alternativa C - proporcionar educação corretiva, é a correta porque se refere diretamente à intervenção necessária para corrigir as deficiências de habilidades identificadas, melhorando a qualidade do trabalho, a produtividade, reduzindo acidentes e diminuindo as reclamações de consumidores.

Esse tipo de educação é essencial quando os problemas já estão impactando negativamente a organização, e o objetivo é alinhar as competências dos funcionários às expectativas e necessidades da empresa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É só a gente pensar assim: os problemas estão acontecendo. A deficiência de habilidade é visível, as perdas já são significativas. Sendo assim o que precisamos fazer? Corrigir, certo?

Quando as coisas já estão feias só nos resta tomar uma atitude corretiva.

A educação seria preventiva se antes de acontecerem os incidentes, prevendo que haveria possibilidade de coisas saírem erradas, a área de Recursos Humanos fornecesse o treinamento adequado.

Downsizing (em português: achatamento ou diminuição de tamanho) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH).
Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível

http://pt.wikipedia.org/wiki/Downsizing

Sobre a letra E:

O método Kaizen, ou programa de melhorias contínuas, em Gestão da Qualidade, é uma crença na qual a criatividade das pessoas persegue as condições ideais de um processo, mesmo que este objetivo nunca seja alcançado. Temos 5 elementos fundamentais:  a) trabalhar em equipe; b) disciplina pessoal; c) constantes sugestões de melhorias; d) eliminação de desperdícios; e) Kaizen deve tornar o trabalho mais fácil para as pessoas.

Após muita disciplina e dedicação, as empresas japonesas, no início da década de 70, começam a mostrar sua evolução na produtividade, qualidade, eficiência, e vários estudiosos, empresários e jornalistas começam a acompanhar esta evolução. Conforme Masaaki Imai (2005): “Eles dedicaram muita atenção a algumas das práticas exclusivas de administração do Japão, entre elas o sistema de emprego vitalício, os salários baseados no tempo de serviço e os sindicatos nas empresas”.

Kaizen ignifica melhoria contínua, ou seja, cada vez que se repete uma tarefa, esta tarefa deverá ser feita com melhora de qualidade e com menor tempo do que a vez anterior, pois estamos apreendendo com a repetibilidade do processo. No Japão, a palavra Kaizen significa: Kai = mudar e zen = o melhor, e ela é empregada para várias situações, não somente na empresa, mas também na escola, na sociedade e na vida familiar.


Fonte: KAIZEN: Um processo de melhoria contínua nas empresas 
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão 

http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/qualidade/kaizen_um_processo_de_melhoria_continua_nas_empresas

Procurei no google e não achei nada de educação corretiva na gestão estratégica.

a única relacionada com qualidade e produtividade é a melhoria continua.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo