A Constituição Federal, ao abordar a Defesa do Estado e das...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão versa sobre a Estado de Defesa e precisamos identificar a alternativa correta. Vamos lá! :D
A. ERRADO. Submeterá o ato dentro de VINTE E QUATRO horas, com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por MAIORIA ABSOLUTA, nos termos do art. 136, § 4º da CF/88:
§ 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
B. ERRADO. Na vigência do estado de defesa é expressamente VEDADA a incomunicabilidade do preso nos termos do art. 136, § 3º, IV da CF/88:
§ 3º Na vigência do estado de defesa: (...)
IV - é vedada a incomunicabilidade do preso.
C. ERRADO. Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias, nos termos do art. 136, § 5º da CF/88:
§ 5º Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias.
D. CERTO. É o que dispõe o art. 136, § 1º da CF/88:
§ 1º O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes.
GABARITO: LETRA D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
Na vigência do estado de defesa: IV - é vedada a incomunicabilidade do preso.
Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias.
Letra A) Incorreta. Art. 136, CF/88 - (...) § 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
Letra B) Incorreta. Art. 136, CF/88 - (...) § 3º Na vigência do estado de defesa: (...) IV - é vedada a incomunicabilidade do preso.
Letra C) Incorreta. Art. 136, CF/88 - (...) § 5º Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias.
Sobre a letra C - atividade parlamentar:
O Congresso Nacional permanecerá em funcionamento até o término das medidas coercitivas. Em hipótese alguma permite-se o constrangimento do Poder Legislativo, sob pena de crime de responsabilidade (art. 85, II).
Resposta correta: letra D.
A- errado
Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de doze horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria simples
correção: Art. 136. § 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
B- errado
Na vigência do estado de defesa é obrigatória a incomunicabilidade do preso
correção: Art. 136. § 3º IV - é vedada a incomunicabilidade do preso.
C- errado
Se o Congresso Nacional estiver em recesso, a decretação do estado de defesa deverá aguardar o retorno da sessão legislativa ordinária
correção: Art. 136. § 5º Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias.
D- certo
O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as previstas da Constituição Federal
sobre a letra A===o prazo é de 24 horas
art. 136, parágrafo quarto da CF==="Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo