Um Tribunal de Contas (TC) de um estado da região Nordeste ...
Um Tribunal de Contas (TC) de um estado da região Nordeste do Brasil realizou um concurso público em 2015 para preencher 36 vagas do cargo de analista de controle. Considerando as limitações de um certame baseado em provas objetivas para aferir a vocação e habilidades profissionais dos candidatos, o responsável pela área de recursos humanos do TC propôs a aplicação de instrumentos de gestão de pessoas entre a posse e o exercício dos aprovados, objetivando uma alocação estratégica dos novos funcionários da organização.
Assinale a alternativa que descreve uma prática condizente com esse objetivo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esse concurso foi realizado pela VUNESP, e não pela FCC, e de acordo com a banca, o gabarito correto é a letra "B".
Vlw Verônica!
tinha marcado B e, realmente, ficado surpreso com a resposta C.
Agora lascou!!!
A gente não pode mais nem confiar nesse site. Esse concurso foi feito pel VUNESP mesmo? Eu também marquie letra "b". Assim a gente ainda estuda errado.
Gabarito ...
A Gestão por Competências deve detectar as competências que são importantes para a realização das atividades de uma função/cargo, isto é, as competências que um funcionário deve possuir para exercer bem uma determinada função.
O ciclo básico da Gestão por Competências pode ser resumido em quatro fases:
1- Mapeamento: identifica as competências necessárias para garantir a competitividade da organização e a adequação do perfil dos colaboradores ao perfil exigido pelas funções/cargos.
2- Avaliação: analisa se o nível de proficiência dos funcionários em relação a cada competência necessária para a boa execução das atividades da função está adequado.
3- Desenvolvimento: promove a aprendizagem e treinamento das competências cujos níveis de proficiência encontram-se abaixo das necessidades técnicas e comportamentais exigidas pela função/cargo.
4- Monitoramento: Verifica constantemente os efeitos que o processo de desenvolvimento produziu e inicia novamente o ciclo da Gestão por Competências.
https://www.gestaoporcompetencias.com.br/artigo-recursos-humanos/gestao-por-competencias-o-que-e/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo