Sobre provas no processo do trabalho, conforme entendimento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3127360 Direito Processual do Trabalho
Sobre provas no processo do trabalho, conforme entendimento dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - Incorreta. O simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador não torna a testemunha suspeita. (Súmula 357, TST)

B - Incorreta. Documento novo é o cronologicamente velho, já existente ao tempo da decisão rescindenda, mas ignorado pelo interessado ou de impossível utilização, à época, no processo. Não é documento novo apto a viabilizar a desconstituição de julgado (Súmula 402, TST)

C - Incorreta. A sentença normativa proferida ou transitada em julgado posteriormente à sentença rescindenda. Súmula 402 TST

D - Correta. A sentença normativa preexistente à sentença rescindenda, mas não exibida no processo principal, em virtude de negligência da parte, quando podia e deveria louvar-se de documento já existente e não ignorado quando emitida a decisão rescindenda

E - Incorreta. A ação rescisória calcada em violação de lei não admite reexame de fatos e provas do processo que originou a decisão rescindenda, Súmula 410 TST.

A maior normalmente é a correta.

Abraços

PGM Campinas

⌛ GABARITO - ALTERNATIVA CORRETA LETRA "D" ⚖️

Comentário:

A alternativa "A" está "ERRADA", pois, conforme a Súmula 357 do TST, o simples fato de a testemunha estar litigando ou ter litigado contra o mesmo empregador não a torna suspeita.

“Súmula nº 357 do TST - TESTEMUNHA. AÇÃO CONTRA A MESMA RECLAMADA. SUSPEIÇÃO.

Não torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador.”

A alternativa "B" está "ERRADA", pois, conforme a Súmula 402, I, do TST, para efeito de ação rescisória, prova nova é aquela que já existia ao tempo do trânsito em julgado da decisão rescindenda, mas era ignorada pelo interessado ou de impossível utilização à época e não prova que surgiu posteriormente.

“Súmula nº 402 do TST - AÇÃO RESCISÓRIA. PROVA NOVA. DISSÍDIO COLETIVO. SENTENÇA NORMATIVA.

I - Sob a vigência do CPC de 2015 (art. 966, inciso VII), para efeito de ação rescisória, considera-se prova nova a cronologicamente velha, já existente ao tempo do trânsito em julgado da decisão rescindenda, mas ignorada pelo interessado ou de impossível utilização, à época, no processo.”

A alternativa "C" está "ERRADA", pois, conforme a Súmula 402, II, “b”, do TST, uma sentença normativa proferida ou transitada em julgado posteriormente à sentença rescindenda não é considerada prova nova apta a viabilizar a desconstituição de julgado.

“Súmula nº 402 do TST - AÇÃO RESCISÓRIA. PROVA NOVA. DISSÍDIO COLETIVO. SENTENÇA NORMATIVA.

[...]

II - Não é prova nova apta a viabilizar a desconstituição de julgado:

a) sentença normativa proferida ou transitada em julgado posteriormente à sentença rescindenda;”

A alternativa "D" está "CORRETA", pois, conforme a Súmula 402, II, “b”, do TST, uma sentença normativa preexistente à sentença rescindenda, mas não exibida no processo principal por negligência da parte, não é considerada prova nova apta a viabilizar a desconstituição do julgado.

“Súmula nº 402 do TST - AÇÃO RESCISÓRIA. PROVA NOVA. DISSÍDIO COLETIVO. SENTENÇA NORMATIVA.

[...]

II - Não é prova nova apta a viabilizar a desconstituição de julgado:

[...]

b) sentença normativa preexistente à sentença rescindenda, mas não exibida no processo principal, em virtude de negligência da parte, quando podia e deveria louvar-se de documento já existente e não ignorado quando emitida a decisão rescindenda. (ex-OJ nº 20 da SBDI-2 - inserida em 20.09.2000).”

A alternativa "E" está "ERRADA", pois, conforme a Súmula 410 do TST, a ação rescisória fundada em violação de lei não admite reexame de fatos e provas do processo que originou a decisão rescindenda.

“Súmula nº 410 do TST - AÇÃO RESCISÓRIA. REEXAME DE FATOS E PROVAS. INVIABILIDADE.

A ação rescisória calcada em violação de lei não admite reexame de fatos e provas do processo que originou a decisão rescindenda. (ex-OJ nº 109 da SBDI-2 - DJ 29.04.2003)."

Nº 402 TST

SÚMULA Nº 402 - AÇÃO RESCISÓRIA. DOCUMENTO NOVO. DISSÍDIO COLETIVO. SENTENÇA NORMATIVA

Documento novo é o cronologicamente velho, já existente ao tempo da decisão rescindenda, mas ignorado pelo interessado ou de impossível utilização, à época, no processo. Não é documento novo apto a viabilizar a desconstituição de julgado:

a) sentença normativa proferida ou transitada em julgado posteriormente à sentença rescindenda;

b) sentença normativa preexistente à sentença rescindenda, mas não exibida no processo principal, em virtude de negligência da parte, quando podia e deveria louvar-se de documento já existente e não ignorado quando emitida a decisão rescindenda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo