Com relação à Diretriz da OIT/2001 sobre Sistemas de Gestão...
I – A direção da organização deve definir e autorizar a política de SST, assegurando que, dentro do escopo definido de seu sistema de gestão, tal política seja revisada pelo menos a cada dois anos, garantindo que seja apropriada e relevante para a organização, para os trabalhadores e para os clientes.
II – O empregador deve definir os requisitos de competência necessários à SST, além de adotar e manter as disposições para que todas as pessoas na organização sejam competentes em todos os aspectos de seus deveres e obrigações relativos à segurança e à saúde.
III – De conformidade com a dimensão e a natureza da atividade da organização, deve ser elaborada e mantida atualizada uma documentação sobre o sistema de gestão da SST, compreendendo os perigos e os riscos mais importantes, em relação à segurança e à saúde no trabalho, advindos das atividades da organização, bem como sobre as disposições adotadas para a sua prevenção e controle.
IV – Os objetivos em matéria de segurança e de saúde no trabalho devem ser compatíveis com as leis e os regulamentos nacionais vigentes e aplicáveis, bem como com as obrigações, técnicas e comerciais da organização, em relação à segurança e à saúde dos trabalhadores.
São corretas as afirmativas
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - II, III e IV, apenas.
Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender o porquê dessa escolha:
I - A afirmativa sugere que a política de SST deve ser revisada pelo menos a cada dois anos. No entanto, a Diretriz da OIT/2001 não especifica um intervalo de tempo fixo para revisões da política de SST. Ela destaca que a política deve ser periodicamente revista para assegurar sua eficiência e relevância, mas não estabelece um período específico como "pelo menos a cada dois anos". Assim, esta afirmativa está incorreta.
II - Esta afirmativa está correta. A Diretriz da OIT/2001 estabelece que o empregador deve definir os requisitos de competência para a SST e assegurar que todas as pessoas na organização sejam competentes em relação aos seus deveres de segurança e saúde.
III - A afirmativa está correta ao mencionar a necessidade de elaborar e manter documentação atualizada sobre o sistema de gestão da SST, incluindo os perigos e riscos principais e as disposições para sua prevenção e controle. Isso está alinhado com a Diretriz da OIT/2001.
IV - Esta também é uma afirmativa correta. Os objetivos de segurança e saúde no trabalho devem, de fato, ser compatíveis com as leis e regulamentos nacionais, além das obrigações técnicas e comerciais da organização, conforme a diretriz da OIT.
Portanto, as alternativas II, III e IV estão corretas, justificando a escolha da alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
3.4.1 Os requisitos de competência necessários em SST devem ser definidos
pelo empregador e os procedimentos devem ser estabelecidos e mantidos
para assegurar que todas as pessoas sejam competentes para
desincumbir-se de seus deveres e responsabilidades relativos aos aspectos
de SST
3.5.1 De acordo com o porte e a natureza da atividade da organização, deve ser elaborada e mantida atualizada uma documentação sobre o sistema de gestão da SST que compreenda:
(a) a política e os objetivos da organização em matéria de SST;
(b) as funções administrativas e as responsabilidades fundamentais para a implementação do sistema de gestão;
(c) os fatores de risco (ou perigos) e riscos significativos para a SST resultantes das atividades da organização, bem como as medidas adotadas para preveni-los e controlá-los; e
(d) os planos, os procedimentos, as instruções e outros documentos
internos utilizados na estrutura do sistema de gestão da SST.
Creio que o erro da afirmação I consiste no fato do prazo de 2 anos. Nas diretrizes não há mencionado esse prazo.
Vamos analisar a afirmação (I) para entender por que a banca pode ter considerado ela errada:
- Política de SST: A política de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é um elemento central no Sistema de Gestão de SST de uma organização. Ela define os compromissos da empresa com relação à segurança e saúde dos trabalhadores.
- Definição e autorização pela direção: De fato, a alta direção é responsável por definir e autorizar a política de SST, o que está correto.
- Revisão da política: O trecho menciona que a política de SST deve ser revisada pelo menos a cada dois anos. Esse pode ser o ponto que a banca considerou incorreto. As normas mais comuns, como a ISO 45001 (que trata do Sistema de Gestão de SST), não estipulam um prazo específico para a revisão da política de SST. Em vez disso, elas indicam que a política deve ser revisada periodicamente ou quando necessário, para garantir que continue apropriada e relevante, mas não especificam um intervalo de tempo fixo como dois anos.
- Relevância para os clientes: A parte que menciona a relevância para os clientes também pode ter gerado dúvidas, pois a política de SST é principalmente voltada para a proteção dos trabalhadores e para a conformidade legal. Embora indiretamente possa ter impactos positivos para os clientes (como através da melhoria da reputação da empresa), o foco principal da política não é diretamente nos clientes.
Então, os motivos principais para a afirmação ser considerada errada poderiam ser:
- O prazo fixo de dois anos para revisão da política, que não é algo geralmente estipulado nas normas.
- A inclusão dos clientes como parte direta da política de SST, quando o foco principal é a proteção dos trabalhadores e o cumprimento das obrigações legais.
Esses pontos podem ter levado a banca a considerar a afirmação incorreta.
GABARITO - D)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo