A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. B
Lei nº 8.742 - Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes: I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.
CF - Art. 204. As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, previstos no art. 195, além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: [...] I - descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social.
Na descentralização político-administrativa, a União, os Estados, o DF e os Municípios atuam de forma coordenada, cada ente federativo tem responsabilidades próprias na execução das ações. A gestão é compartilhada e descentralizada, permitindo maior alcance e eficiência no atendimento à população.
Art. 204. As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, previstos no art. 195, além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes:
I - descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social;
II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo