Acerca dos direitos sociais, julgue o item. O princípio da...
Acerca dos direitos sociais, julgue o item.
O princípio da proibição de retrocesso impõe que a
efetivação de direitos sociais não poderá se dar quando
puser em risco a derrocada de outros direitos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O princípio da Proibição do Retrocesso se refere à conquista de direitos fundamentais como resultado de um processo evolutivo, sendo as conquistas feitas de forma gradual. Desta forma, tais direitos conquistados não podem ser enfraquecidos ou suprimidos. Isso significa que as normas que os instituem não podem ser revogadas ou substituídas por outras que os diminuam, restrinjam ou suprimam.
Gabarito da questão: errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Errado.
Refere-se à impossibilidade de redução do grau de concretização dos direitos sociais já implementados pelo Estado, ou seja, uma vez alcançado determinado direito social, o legislador não pode suprimir ou reduzir esse direito sem que haja a criação de medidas compensatórias. Portanto, quando regulamentado um direito constitucional social, o legislador não poderá retroceder a matéria, com a revogação parcial (derrogação) ou integral (ab-rogação), ou, ainda, com a adoção de qualquer medida prejudicial à efetivação alcançada, sendo possível, na ocorrência, impugnar tais restrições perante o Poder Judiciário, face à inconstitucionalidade.
Fonte: www.direitonet.com.br
Armonização, ponderação, concordância prática...
Princípio da Proibição do Retrocesso: também conhecido como efeito “cliquet”, no grau de concretização dos direitos sociais, o Estado brasileiro somente pode avançar, jamais retroceder. O Brasil não pode desconstituir as conquistas sociais já alcançadas pelo povo brasileiro.
Princípio do Mínimo Existencial: traduz-se na preservação de um rol mínimo de direitos vitais básicos indispensáveis a uma vida humana digna.
Princípio da Reserva do Possível: significa que a implementação dos direitos sociais, de caráter sempre oneroso, esbarra no óbice do financeiramente possível, vale dizer, o Estado brasileiro só poderá concretizar os direitos sociais quando houver orçamento adequado para tanto.
Ativismo Judicial: em situações em que o Estado brasileiro deixa de entregar o mínimo existencial, o prejudicado poderá buscar a tutela judicial do seu direito violado.
Fonte: Gran Cursos. Luciano Dutra.
❌Errado.
A vedação do retrocesso busca EVITAR que as conquistas SOCIAIS já alcançadas pelo cidadão sejam desconstituídas.
Fonte: Aulas do Estratégia Concursos.
❤️✍
O princípio da proibição de retrocesso impõe que a efetivação de direitos sociais não poderá se dar quando puser em risco a derrocada de outros direitos. Resposta: Errado.
Não há sobreposição de direitos! Conforme mencionado pelos colegas, um direito social adquirido pode sim entrar em vigor sem a necessidade de aguardar outro direito perder sua validade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo