A relação entre oralidade e letramento é evidente nos estudo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2035212 Pedagogia
TEXTO para a questão.

“Como mostram vários estudos, a oralidade e letramento são atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais e culturais e por isso não devem ser tratadas de maneira estanque e dicotômica. Tal como pontua Marcuschi (2013), trata-se de uma relação em que as diferenças existentes se dão dentro de um contínuo tipológico das práticas sociais de produção textual, e não na relação dicotômica de dois polos opostos. Por essa razão, essas duas modalidades da língua devem ser trabalhadas de maneira integrada em sala de aula. Por exemplo, o professor pode mostrar que a carta pessoal se aproxima muito da conversação espontânea, pois, mediante as trocas de correspondência, os papéis de remetente e destinatário vão-se encadeando alternadamente num movimento que se assemelha aos grandes turnos de uma interação. Além dos movimentos de idas e vindas, vários são os índices que evidenciam o caráter dialogal da interação epistolar na superfície textual. [...]”

CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In: In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 193. 
A relação entre oralidade e letramento é evidente nos estudos da linguagem e deve ser um conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Marcuschi propõe o conceito de RETEXTUALIZAÇÃO como uma atividade comum das práticas de linguagem, com quatro processos: da fala para a escrita, da fala para a fala, da escrita para a fala, e da escrita para a escrita.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito mais assertivo para retextualização.
Alternativas