Ainda no que concerne ao direito internacional, julgue o  it...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475816 Direito Internacional Público
Ainda no que concerne ao direito internacional, julgue o  item  subsequente.


O Código Penal brasileiro prevê a aplicação do princípio da jurisdição universal a estrangeiros, incluindo-se os casos em que haja violações de normas costumeiras de direito internacional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Código Penal brasileiro prevê a aplicação do princípio da jurisdição universal, no intuito de combater crimes de lesa humanidade, como é o caso do genocídio (art. 7º, I, d, CP). A universalidade da jurisdição desses crimes ocorre por serem parte do jus cogens, ou seja, por possuírem valor imperativo e cogente. Normas costumeiras do direito internacional não possuem essa característica.
A afirmativa está errada. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O princípio da jurisdição universal, que aplicável no Brasil, visa combater crimes graves que sejam igualmente reprimidos pelos outros Estados Estrangeiros, independentemente de origem nacional da vítima ou do agressor, liberdade sexual ou religiosa.


No Brasil, o princípio está previsto nas duas alíneas do Código Penal, que seguem:


  Art. 7º - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro:

I - os crimes:

d) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil;

II - os crimes: 

a) que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir;


Acredito que o erro esteja na parte final da alternativa: "violações de normas costumeiras". Uma vez que, o princípio da jurisdição universal se pauta exclusivamente em normas erga omnis e no direito cogente (jus cogens), não cabendo incidência para coibir praticas costumeiras do direito internacional, pois estas não são dotadas de força impositiva.

ERRADO.

Apesar do início do enunciado estar correto, o final peca ao afirmar sobre as violações de normas costumeiras de direito internacional, pois, para o Brasil poder aplicar sua jurisdição, as normas devem estar tipificadas, não podendo costume gerar tipo penal.

Acho que o priv. Da legalidade que vige no direito penal, vige também no direito penal universal. Até por que o artigo 7 fala em CRIME, e não há crime criado por costume! 

Comentário da professora (pra quem não é assinante): O Código Penal brasileiro prevê a aplicação do princípio da jurisdição universal, no intuito de combater crimes de lesa humanidade, como é o caso do genocídio (art. 7º, I, d, CP). A universalidade da jurisdição desses crimes ocorre por serem parte do jus cogens, ou seja, por possuírem valor imperativo e cogente. Normas costumeiras do direito internacional não possuem essa característica

ERRADO

 

CP prevê a aplicação do princípio da jurisdição universal a estrangeiros PARA O CASO DE CRIME BRASIL SE OBRIGOU A REPRIMIR (ex: lesa humanidade).

ATENÇÃO: costume pode ser norma jus cogens.
Comentário professor da Q12255
"No caso de normas imperativas (jus cogens), elas são obrigatórias para todos os Estados, independentemente de se manifestarem por meio de tratados, costumes ou outra fonte de DIP."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo