“A intervenção de um ente federativo em outro deve darse de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245242 Direito Constitucional
“A intervenção de um ente federativo em outro deve darse de maneira excepcional, com as hipóteses previstas em um rol taxativo na Constituição Federal. Com base nisso, pode um estado intervir em um município em casos isolados”. Com base nesta afirmativa, assinale a opção correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimentos de disposições constitucionais sobre momentos de turbulência institucional, notadamente a temática da intervenção.


No caso da intervenção dos Estados em Municípios, o art. 35 da Constituição Federal aduz que o Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando: I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada; II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei; III – não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde; ou IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial. 


Passemos a analisar as alternativas.


A alternativa "A" está correta, pois se coaduna ao disposto no art. 35, II, da Constituição Federal, que aduz que o Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando não forem prestadas contas devidas, na forma da lei.


A alternativa "B" está errada, pois contraria o disposto no art. 35, I, da Constituição Federal, que aduz que Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada. O erro do item em análise está no fato de que a intervenção ocorrerá quando a dívida fundada deixar de ser pago por dois anos consecutivos sem motivo de força maior.


A alternativa "C" está errada, pois contraria o disposto no art. 35, III, da Constituição Federal, que aduz que o Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde. O erro do item em análise está na menção à aplicação em temática de segurança pública, quando o correto seria a aplicação na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.


A alternativa "D" está errada, pois a possibilidade de intervenção para colocar ordem em situações de comprometimento da ordem pública envolve a intervenção da União nos Estados, conforme o art. 34, III, da Constituição Federal. Aludida norma menciona que a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública.


Gabarito: Letra "A".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A: Correta.

Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

Alternativa B: Errada.

Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

Alternativa C: Errada

Art. 35:

III – não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;

Alternativa D: Errada.

Trata-se de hipótese de intervenção da União nos Estados:

Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;

Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;       

IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

Palavras-chaves que me ajudam a lembrar as hipóteses de intervenção dos Estados em seus Municípios, e da União nos Municípios localizados em Territórios Federais:

dívida

contas

ensino/saúde

princípios/lei/ordem ou decisão [essas últimas são as hipóteses em que não há controle da assembleia legislativa]

Será que teve fraude nessa prova ? kkkkkkk

As hipóteses de intervenção no que tange à aplicação do mínimo exigido de receita em ENSINO e SAÚDE, segundo a CF, são:

Intervenção ESTADUAL: provocada. (provimento do Supremo Tribunal Federal, após representação PGR)

Intervenção MUNICIPAL: espontânea.

Qualquer erro ou equívoco, avisem-me.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo