Dentro das práticas do XP (eXtreme Programming) existe uma ...
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A alternativa correta é a D - as User Stories.
O tema desta questão está centrado em uma das práticas de Engenharia de Software dentro do método ágil conhecido como eXtreme Programming (XP), mais precisamente no Planning Game, uma atividade de planejamento essencial desse método. Para resolver essa questão, é preciso entender que o XP valoriza a colaboração entre o time de desenvolvimento e o cliente, sendo o planejamento uma parte crítica desse processo. A prática do Planning Game envolve a definição de prioridades para as funcionalidades a serem desenvolvidas, estimativas de tempo, bem como a divisão do trabalho em iterações.
O conceito de User Stories é essencial para o planejamento no XP, uma vez que representa uma descrição simples e concisa de um requisito do ponto de vista do usuário. São essas histórias que são discutidas e priorizadas durante o Planning Game, tendo como objetivo final alinhar as expectativas do cliente com as capacidades de entrega do time de desenvolvimento. Portanto, a presença de User Stories bem definidas é pré-requisito para que o planejamento possa ser feito de maneira adequada.
As User Stories cumprem a função de garantir que todos os envolvidos compreendam as funcionalidades a serem implementadas, fornecendo uma base para discussões, estimativas e planejamento das iterações. Essa é a razão pela qual a alternativa D está correta.
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O software é desenvolvimento de modo iterativo e incremental em projetos XP. Ou seja, uma vez por semana os desenvolvedores se reúnem com o cliente para priorizar um pequeno conjunto de funcionalidades que possam ser implementadas e testadas completamente naquela semana. Terminado esse período, que é chamado de iteração, o cliente tem a oportunidade de utilizar e avaliar o que foi produzido. Com base nos resultados, reúne-se novamente com a equipe e estabelece novas prioridades de acordo com o que acabou de aprender com o software e com aquilo que já imaginava ser necessário produzir ao longo do restante do projeto.
Essa reunião semanal recebe o nome de Jogo do Planejamento. Nela, o cliente tem o direito de informar as funcionalidades, também chamadas de histórias, bem como indicar a prioridade das mesmas. Os desenvolvedores, por sua vez, têm o direito de estimar e apresentar suas considerações técnicas. O objetivo do Jogo do Planejamento é criar um plano para uma semana de trabalho, que seja capaz de gerar (através de funcionalidades) o máximo de valor possível para o negócio do cliente, naquela semana.
Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/praticas/ciclo_semanal
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