O modelo de excelência em gestão predicado pela Fundação Nac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968936 Administração Pública
O modelo de excelência em gestão predicado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) consiste em um sistema baseado em diversos fundamentos e critérios, 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise exige do candidato conhecimentos sobre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e sobre o Modelo de Excelência na Gestão (MEG). A FNQ atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil. Essa excelência é “patrocinada" por um modelo, chamado Modelo de Excelência na Gestão (MEG).
Para a FNQ, essa busca pela excelência é:
compreender que a organização é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende; gerar valor para todos os integrantes da cadeia de valor, numa relação de interdependência e cooperação; e ter qualidade na interação com o seu ecossistema, velocidade de aprendizado e capacidade de adaptação diante de novos cenários imprevistos e incontroláveis".
O MEG nos apresenta oito Fundamentos Básicos para a excelência na gestão, os quais estão transcritos a seguir:
“PENSAMENTO SISTÊMICO: É preciso que todos os colaboradores tenham o entendimento de que todas as atividades da organização possuem relação de interdependência, seja internamente, seja entre a organização e o ambiente com o qual interage.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO: Para ser competitiva no mercado, toda organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente.
LIDERANÇA TRANSFORMADORA: Corresponde à atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, sempre atenta aos cenários e tendências e seus possíveis impactos para a organização e as partes interessadas, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da empresa, preparando líderes e pessoas.
COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS: É preciso o entendimento das necessidades e demandas, bem como o estabelecimento de pactos com as partes interessadas, em especial os clientes, suas inter-relações com as estratégias e com os processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.
ADAPTABILIDADE: Toda organização tem de ter flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil. Sem essa agilidade, nossas chances de sermos bem-sucedidos diminuem drasticamente.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Corresponde ao compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida por meio de um comportamento ético e transparente.
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS: Neste Fundamento, fica clara a importância dos processos, que devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, utilizando dados e informações de forma a agregar valor para a organizações e as partes interessadas.
GERAÇÃO DE VALOR: De nada valeria todos os esforços se eles, no final, não estivessem voltados para o alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas primeiramente dos clientes e das demais partes interessadas".
Na oportunidade, precisamos destacar que o MEG é composto por Critérios de Excelência, quais sejam: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Ademais, esses se subdividem em 23 itens, sendo 18 de processos gerenciais e 5 de resultados alcançados. Além disso, segundo a FNQ:
“O processo de atualização destes Critérios é considerado como referencial (benchmark) para outras organizações nacionais e internacionais que administram prêmios voltados para a excelência da gestão. Utilizando os Critérios de Excelência como referência, uma organização pode realizar uma autoavaliação ou se candidatar ao PNQ. Os Critérios de Excelência da Gestão constituem um modelo sistêmico da gestão adotado por inúmeras organizações de classe mundial. São construídos sobre uma base de Fundamentos essenciais à obtenção da excelência do desempenho".
Assim, vamos à análise das alternativas:
A.   CERTO. Apresenta conteúdo idêntico ao apresentado acima. 
B. ERRADO. Os fundamentos da excelência são os utilizados no MEG para avaliar o grau de maturidade institucional.
C. ERRADO. Os critérios não variam. O que pode variar é a quantidade de subitens e critérios atendidos pela organização avaliada.
D. ERRADO. A FNQ apresenta os critérios. A organização cumpre ou não as exigência de cada critério apresentado.
E. ERRADO. O MEG não é uma certificação, mas uma análise organizacional, baseada em critérios estabelecidos pela FNQ. 
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

FONTES:
NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO – MEG. Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. 21ª Edição.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, acesso em: 20/02/2023; disponível em: https://adm.fnq.org.br/perguntas-frequentes/.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/9c6401c5-e3

questão semelhante da FCC

A conquista da excelência na prestação de serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de avanços tecnológicos, princípios e ferramentas da qualidade, com a efetiva participação da sociedade. Nesse contexto, o modelo de excelência reconhecido e aplicado pela Administração é o prescrito pela FNQ − Fundação Nacional da Qualidade, que aponta fundamentos e critérios de excelência. Entre os critérios elencados pela FNQ, que objetivam medir o estágio em que determinada organização se situa em seu esforço rumo à excelência inclui-se...

Não há mais fundamentos E critérios! Agora só existem OITO fundamentos - mas a banca continua colocando esse tipo de questão

1. Pensamento sistêmico; 

2. Aprendizado organizacional e inovação; 

3. Liderança transformadora; 

4. Compromisso com as partes interessadas;

5. Adaptabilidade;

6. Desenvolvimento sustentável;

7. Orientação por processos;

8. Geração de valor.

1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. 

5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

7. Orientação por processos: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

Fonte: comentários dos colegas

A) sendo os critérios divididos em subitens que compõem um sistema de questões que permite a autoavaliação da organização. RESPOSTA

B) sendo os fundamentos os valores que cada organização elege como os mais relevantes para sua visão de futuro. - não é cada organização que elege, os fundamentos são estabelecidos pela FNQ (são OITO)

C) podendo os critérios variar de acordo com o grau de maturidade de cada organização, apurado de acordo com fundamentos fixados pela FNQ. - eliminei esta porque entendo que o grau de maturidade é quem varia e não os critérios

D) cabendo a cada organização apresentar o conjunto de critérios e fundamentos para avaliações individualizadas realizadas pela FNQ. - os fundamentos são apresentados pela FNQ

E) que são a base para a certificação de excelência da organização, de acordo com o grau de aderência aos fundamentos e critérios estabelecidos em cada ciclo avaliatório. - não seria uma certificação, como o ISO, por exemplo

FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) é uma instituição que busca e promove conhecimentos na área de gestão (pública ou privada). Estimula a busca por uma gestão de excelência.

-A FNQ criou o modelo chamado de MEG (Modelo de Excelência em Gestão), que busca melhoria contínua dos processos organizacionais.

-O PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade) é um prêmio oferecido para as empresas que têm boas práticas de gestão.

-GESPÚBLICA é um programa de qualidade específico para organizações públicas. Este programa tem foco no CIDADÃO e é voltado para a melhoria da qualidade dos serviços públicos,o aumento da competitividade do país e a melhoria contínua da gestão e o rumo da excelência.

P.S.: precisando de melhores fundamentações, complementações

gabarito a

LETRA A

Errei na prova :(

FCC tem uma quase idêntica: Q970255

"O modelo de excelência desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) apresenta critérios de excelência tendo como referência organizações de destaque em nível mundial, cuja funcionalidade consiste em possibilitar às organizações, públicas ou privadas, a avaliação da sua atuação, a partir de subitens e suas pontuações, para determinar o estágio de maturidade em que se encontram em termos de excelência."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo