Com relação aos elementos constitutivos das obrigações, assi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra E
"O elemento imaterial diz respeito ao elo que sujeita o devedor a determinada prestação em favor do credor, criando-se o vínculo legal que une esses sujeitos."
Elementos Subjetivos>> São os elementos pessoais, os sujeitos ou pessoas envolvidas na relação jurídica obrigacional.
Elemento Objetivo/material>> Trata-se do conteúdo da obrigação. O objeto imediato da obrigação, perceptível de plano, é a prestação, que pode ser positiva ou negativa.
Elemento Imaterial/virtual>> é o vínculo jurídico existente na relação obrigacional, ou seja, é o elo que sujeita o devedor à determinada prestação – positiva ou negativa –, em favor do credor, constituindo o liame legal que une as partes envolvidas.
Lembre que, a única obrigação negativa é a de Não Fazer.
Tartuce.
Doutrina:
O elemento imaterial, virtual ou espiritual da obrigação consiste no vínculo jurídico existente na relação obrigacional, ou seja, é o elo que sujeita o devedor à determinada prestação - positiva ou negativa -, em favor do credor, constituindo o liame legal que une as partes envolvidas.
O elemento imaterial é o vínculo jurídico existente na relação obrigacional que une o credor ao devedor, e que sujeita o devedor à determinada prestação – positiva ou negativa –, em favor do credor.
Compreendido à luz da teoria dualista do vínculo (ALOIS BRINZ), o elemento imaterial abarca o que se compreende como Schuld (débito) e Hatung (responsabilidade).
Schuld consiste no dever legal de cumprir com a obrigação, o dever existente por parte do devedor. Havendo o adimplemento da obrigação, exsurgirá apenas este conceito. Se a obrigação não é adimplida, surgirá o Haftung.
Nesse sentido, Schuld designa o elemento do vínculo jurídico que une o devedor ao credor, e diz respeito ao dever legal de cumprir a obrigação, ao cumprimento espontâneo da prestação pelo devedor. Haftung é um outro elemento do vínculo jurídico que diz respeito à prerrogativa conferida ao credor de tomar os bens do devedor, em caso de não cumprimento da prestação (art. 391 do CC).
D) Prestação negativa = não fazer. Fazer = Positiva. Logo, errado.
"Tratando-se a obrigação de uma relação jurídica subjetiva e prestacional, não há dúvidas de que a estrutura há de contemplar pessoas (elementos subjetivos), a prestação (elemento objetivo ou material) e, evidentemente, um vínculo jurídico que unam as pessoas à prestação (elemento virtual)."
Apostila CERS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo