A autoridade confiada a determinada pessoa para que, no âmb...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - funcional.
A questão aborda o conceito de autoridade dentro das organizações, especificamente os tipos de autoridades existentes e como elas são aplicadas em diferentes contextos organizacionais. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes tipos de autoridade e as características associadas a cada uma delas.
Na autoridade funcional, uma pessoa é encarregada de regulamentar e controlar um conjunto de atividades que são geralmente semelhantes e especializadas dentro de uma organização. Esse tipo de autoridade é focado em funções específicas e permite que especialistas tenham autoridade sobre assuntos relacionados à sua área de especialização, mesmo que não estejam na linha direta de comando ou hierarquia.
A alternativa B está correta porque reflete exatamente essa noção de autoridade funcional, onde a pessoa tem o poder de regular atividades que são homogêneas, isto é, atividades que possuem natureza semelhante ou estão relacionadas a uma especialidade específica. A autoridade funcional é uma forma de descentralizar decisões, permitindo a especialistas, dentro de suas áreas, tomar decisões e exercer autoridade sem a necessidade de recorrer a cada passo à cadeia de comando hierárquica.
As demais alternativas não se encaixam nesse contexto específico:
- Autoridade de fiscalização sugere um papel mais inspetivo e de controle do que regulamentação ativa.
- Autoridade de linha se refere ao poder de comando direto sobre subordinados em uma cadeia de comando hierárquica.
- Autoridade hierárquica está relacionada à posição de uma pessoa dentro da escala de comando da organização, onde as ordens são transmitidas de cima para baixo.
- Autoridade operacional pode sugerir a responsabilidade sobre operações específicas, mas sem a conotação de especialização e regulamentação contida na autoridade funcional.
Compreender essas nuances é essencial para identificar corretamente a natureza da autoridade em questões de administração geral, especialmente em organizações, sistemas e métodos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B) Funcional
Alguém consegue explicar o porquê da questão ter considerado a autoridade funcional como resposta?! Desde já agradeço.
Organização Funcional: É o tipo de estrutura organizacional que aplica o Princípio Funcional ou Princípio da Especialização das Funções. Suas principais características são:
- Autoridade Funcional ou Dividida;
- Linhas diretas de comunicação, sem necessidade de intermediação;
- Descentralização das decisões; e
- Ênfase na especialização.
Gab: letra B
Matei a questão quando falou de atividades homogêneas e ai associei a especialização.
Controversa essa questão... uma vez que estrutura organizacional é a divisão, o agrupamento e coordenação de atividades e tarefas em áreas de trabalho específicas/distintas, criando unidades distintas de trabalho - a departamentalização em si (princípio da especialização);
enquanto que o critério de departamentalização por função é o agrupamento baseado na semelhança/homogeneidade de tarefas, conhecimentos e habilidades.
Não faz sentido a questão afirmar que "a autoridade é confiada a determinada pessoa para que possa regulamentar certo número de atividades" é a funcional. Se regula um certo número de atividades, subentende-se que tem sob sua gerência mais de uma unidade de trabalho/atividades, e que, por consequência são distintas e não homogêneas, cabendo, portanto, à autoridade hierárquica, e não à funcional.
Caso a interpretação esteja equivocada, por favor, coloque aqui. Obrigada!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo