A lei penal brasileira será aplicada aos crimes cometidos no...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327550 Direito Penal
Acerca dos institutos da territorialidade e extraterritorialidade da lei penal, da pena cumprida no estrangeiro e da eficácia da sentença estrangeira, julgue os itens seguintes.

A lei penal brasileira será aplicada aos crimes cometidos no território nacional ainda que praticados a bordo de aeronaves estrangeiras de propriedade privada em voo no espaço aéreo correspondente, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Nos termos do artigo 5º do Código Penal, o ordenamento jurídico brasileiro adotou o princípio da territorialidade. O parágrafo segundo do mencionado dispositivo legal afasta qualquer dúvida quanto a correção da assertiva contida no enunciado da questão ao explicitar que é aplicável a lei brasileira aos crimes praticados à bordo de aeronaves em voo no espaço aéreo correspondente. Reputa-se pertinente acrescentar que há basicamente duas teorias quanto ao princípio da territorialidade: 1 - Teoria da Territorialidade Absoluta, que dispõe que a lei brasileira aplica-se sempre ao crime cometido no Brasil, sem qualquer exceção; e 2 – Teoria da Territorialidade Temperada, que dispõe que, em regra, aplica-se a lei brasileira ao crime cometido no Brasil, ressalvados os Tratados e Convenções Internacionais. O ordenamento jurídico no Brasil adotou no artigo 5º, do Código Penal, o Princípio da Territorialidade Temperada ao dispor que “aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional".

Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo

Territorialidade
Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
§ 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
§ 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.
Gabarito: certo
fonte: ECBranco EVP

Territorialidade– CP - Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
§1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

§2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimespraticados a bordo de aeronavesou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacionalou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.
 
ELEMENTOS DO TERRITÓRIO; LEGAR POR EQUIPARAÇÃO; 1-    Solo Embarcações Públicas; 2-    Rio, lago, mar – 12 milhas; Embarcações Privadasquando a serviço do governo brasileiro;
É considerado território nacional. 3-    Fronteiras; 4-    Navios Nacionais – Públicos; 5-    Aeronaves nacionais – públicas;

Art. 5 / II - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do brasil.

E se o crime não interessar ao Brasil e for praticado em aeronave estrangeira de propriedade privada que esteja apenas passando pelo espaço aéreo correspondente (Princípio da Passagem Inocente)?

Ivanilson, repare que o Direito de Passagem Inocente esta no Código de Montego Bay (Direito do Mar). Logo, não é utilizado para espaço aéreo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo