Um ente público municipal efetua a concessão de crédito à p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087281 Administração Financeira e Orçamentária
Um ente público municipal efetua a concessão de crédito à pessoa jurídica de direito privado que não está sob seu controle direto ou indireto. O valor do empréstimo corresponde a R$ 1.500,00 pelo período de dois anos, a uma taxa de juros de 2% a.a. O custo de captação dos recursos pelo ente público é de 4% a.a. Considerando somente as informações apresentadas e o disposto na Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afirmar que o ente público:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Assinale a alternativa correta.


De acordo com a LRF, ao tratar da destinação de recursos públicos para o setor privado, Art. 26. A destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá ser autorizada por lei específica, atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.


Logo, temos que a alternativa correta é a A.


GABARITO: A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

Só poderá conceder o crédito com autorização em lei específica.

Art. 27. Na concessão de crédito por ente da Federação a pessoa física, ou jurídica que não esteja sob seu controle direto ou indireto, os encargos financeiros, comissões e despesas congêneres não serão inferiores aos definidos em lei ou ao custo de captação.

       Parágrafo único. Dependem de autorização em lei específica as prorrogações e composições de dívidas decorrentes de operações de crédito, bem como a concessão de empréstimos ou financiamentos em desacordo com o caput, sendo o subsídio correspondente consignado na lei orçamentária.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), em seu artigo 38, a concessão de garantia e a contratação de operação de crédito, ainda que por antecipação de receita, por ente da Federação que ultrapasse o limite de despesa com pessoal estabelecido em lei complementar, somente poderão ser realizadas mediante autorização em lei específica.

Mesmo que a operação de crédito não ultrapasse o limite de despesa com pessoal, é necessário que haja autorização em lei específica para a concessão do crédito. Portanto, o ente público municipal só poderá conceder o crédito com autorização em lei específica, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

As outras alternativas estão incorretas porque a Lei de Responsabilidade Fiscal não proíbe a concessão de crédito com base em juros compostos (alternativa B) e não exige que a concessão de crédito seja realizada com base em juros simples (alternativa C). Além disso, não há informações suficientes na questão para afirmar que a concessão de crédito não é permitida por lei (alternativa D).

Resposta: A

Mas os juros do enunciado não estão inferiores ao custo de captação?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo