Em julho de 2022, a prefeita Joana, do Município Delta, no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1978777 Ética na Administração Pública
Em julho de 2022, a prefeita Joana, do Município Delta, no exercício da função, de forma culposa, permitiu a aquisição de uniformes escolares para alunos da rede pública por preço superior ao de mercado.
De acordo com a atual redação da Lei de Improbidade Administrativa, Joana:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: C

Como a conduta foi culposa, não é ato de improbidade.

Art. 1º,

  • § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais.
  • § 2º Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente.

Lembrando:

Art. 11,

  • § 1º Nos termos da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, promulgada pelo Decreto nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006, somente haverá improbidade administrativa, na aplicação deste artigo, quando for comprovado na conduta funcional do agente público o fim de obter proveito ou benefício indevido para si ou para outra pessoa ou entidade.
  • § 2º Aplica-se o disposto no § 1º deste artigo a quaisquer atos de improbidade administrativa tipificados nesta Lei e em leis especiais e a quaisquer outros tipos especiais de improbidade administrativa instituídos por lei.     

DOLO + ESPECIAL FIM DE AGIR.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Eis uma boa questão a mostrar como a nova lei de improbidade beneficia o político despreparado, incompetente ou mesmo o ímprobo. Não é preciso ter muita imaginação para prever quantas novas licitações "meramente malfeitas" veremos no futuro, quando na realidade o político só estava beneficiando camaradas e esquemas por aí. Boa parte desses esquemas podem muito bem fazer com que um grupo político se perpetue no poder em detrimento do povo. E tudo será legal.

Mas o importante é a excitação toda com a perspectiva de vitória na copa do mundo...

improbidade só dolosa

improbidade só dolosa

improbidade só dolosa

improbidade só dolosa

improbidade só dolosa

improbidade só dolosa

improbidade só conduta dolosa

improbidade é um crime que consiste em qualquer ação ou omissão de agente público que viole os princípios da administração pública.

Gabarito''C''.

A justificativa para essa resposta é baseada na afirmação de que a nova redação da Lei de Improbidade Administrativa não mais prevê atos de improbidade administrativa culposos. No entanto, é importante observar que a Lei de Improbidade Administrativa ainda abrange atos dolosos, ou seja, praticados com intenção ou dolo.

Portanto, considerando a afirmação da questão sobre a conduta culposa da prefeita Joana, a resposta correta é a letra C) "não praticou ato de improbidade administrativa, porque a nova redação da citada lei não mais prevê atos de improbidade administrativa culposos".

Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo