Existe uma considerável diferença entre o transtorno e a dif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769627 Pedagogia
Existe uma considerável diferença entre o transtorno e a dificuldade de aprendizagem, onde o transtorno de aprendizagem é um impedimento psicológico ou neurológico para a aprendizagem, já a dificuldade de aprendizagem gira em torno da dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos. Em relação a tais diferenças, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Dispraxia é uma desorganização na sequência do movimento.

Vamos entender o tema da questão. A questão aborda a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem. Enquanto o transtorno de aprendizagem se refere a impedimentos psicológicos ou neurológicos específicos que dificultam a aprendizagem, a dificuldade de aprendizagem está mais relacionada a problemas na assimilação e acompanhamento dos conteúdos escolares.

Para resolver esta questão, é necessário ter conhecimento sobre diferentes condições que podem afetar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Vamos analisar cada uma das alternativas:

A - Agnosia tátil é a capacidade de reconhecer objetos por meio do tato.

Esta alternativa está incorreta. Agnosia tátil é, na verdade, a incapacidade de reconhecer objetos através do tato, apesar de a função sensorial estar intacta. Ou seja, a pessoa toca o objeto, mas não consegue identificá-lo.

B - No torpor dos movimentos voluntários, a criança tem prejuízo no equilíbrio.

O termo torpor não se refere especificamente a movimentos voluntários e prejuízo no equilíbrio. O torpor é uma condição de diminuição da sensibilidade e da atividade física geral, não necessariamente ligada apenas ao equilíbrio.

C - A definição da lateralização se dá aos três anos de idade.

Esta alternativa também é incorreta. A lateralização (ou seja, a preferência pelo uso de um dos lados do corpo, como ser destro ou canhoto) começa a se definir por volta dos três anos, mas se consolida plenamente apenas por volta dos sete anos de idade.

E - Coordenação visomotora, perceber as propriedades dos objetos de forma constante.

Coordenação visomotora se refere à capacidade de integrar a visão com os movimentos do corpo. A definição dada não está correta, pois não aborda a habilidade de coordenar a visão com a ação motora.

D - Dispraxia é uma desorganização na sequência do movimento.

Esta é a alternativa correta. Dispraxia, ou Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), é uma condição neurológica que afeta a capacidade de planejar e executar sequências de movimentos. Crianças com dispraxia podem ter dificuldades em realizar tarefas motoras, como amarrar os sapatos ou escrever, mesmo que não tenham problemas com força muscular ou desenvolvimento intelectual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Agnosia tátil é a (IN)capacidade de reconhecer objetos por meio do tato.

B) No torpor dos movimentos voluntários, a criança tem VANTAGENS no equilíbrio.

C) A definição da lateralização se dá entre os 6 e 8 anos de idade.

D) Correta

E) Coordenação visomotora: está presente sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estímulo visual de forma adequada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo