A escola para todos requer uma dinamicidade curricular que p...
A escola para todos requer uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos estudantes.
Estar atento às demandas dos estudantes público-alvo da educação especial, no âmbito da escola regular, requer que os sistemas educacionais modifiquem, não apenas as suas atitudes e expectativas em relação a esses estudantes, mas, também, que se organizem para constituir uma real escola para todos, que dê conta das especificidades dos mesmos.
O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, considerando-se os seguintes aspectos:
1. A atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos estudantes.
2. A identificação das necessidades dos estudantes público-alvo da educação especial para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.
3. A adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas, em lugar de uma concepção uniforme e homogeneizadora de currículo.
4. A possibilidade de incluir professores especializados e serviços de apoio diversificados para favorecer o processo educacional.
5. A garantia semanal de atendimento domiciliar, dos profissionais da escola, para sanar as demandas educacionais e emocionais do estudantes público-alvo da educação especial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.