As demonstrações contábeis devem ser elaboradas para atender...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-RO Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Contador |
Q349503 Contabilidade Geral
Com relação à estrutura conceitual do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir.


As demonstrações contábeis devem ser elaboradas para atender os interesses de investidores atuais e de investidores em potencial, bem como as necessidades de credores por empréstimos e de outros credores, os quais utilizarão a informação contábil para decidir se devem ou não fornecer recursos para financiar a entidade que divulga essas demonstrações.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo.

PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)


Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral
OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.

GABARITO:

CORRETO.

Segundo Cláudio Zorzo - CERS.

No Brasil a segunda lei das S/A  - Lei 6.404/1976

Foi influenciada pela escola Americana, que dividia a contabilidade em FINANCEIRA (Noção pública, dados relevantes para o público externo, investidores,credores...) - Externa, e a GERENCIAL(Interno, dados relevantes para a empresa, que não deve ser publicada, protegendo a corporação da concorrência).


A primeira lei foi influenciada pela escola italiana - Luca Paccioli.

Brasil Primeira Lei das S/A -  Decreto -Lei 2.627/1940.

CORRETO:


Depois que as demonstrações foram publicadas e auditadas, os seus usuários têm interesse nas informações nelas contidas.
Um investidor desejará saber, por exemplo, o quanto essa empresa está dando de retorno para cada ação do capital social.
O credor por empréstimo desejará saber o quanto tem de garantia para poder conceder tranquilamente o empréstimo que deseja. E assim por diante. Tudo isso é feito através da técnica contábil chamada de análise das demonstrações contábeis ou análise de balanços.

Não entendi!

A Demonstração Contábil não é elaborada para descrever a atual situação da Empresa.

O objeto dessa demonstração, que servirá para os interessados tomarem suas decisões.

Imagine se a Demonstração Contábil fosse feita para satisfazer aos interesses particulares. O mundo seria uma verdadeira "Ilusão". Ex: OGX, uma verdadeira ilusão na demonstração de sua realidade.

Como reportado no CPC 00, as demonstrações contábeis elaboradas conforme suas orientações têm por fim fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que as reporta (reporting entity). Essas informações devem ser úteis aos nominados pelo CPC 00 de “usuários primários” da informação contábil, ou seja, a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo