A idéia de uma agricultura sustentável revela, antes de tudo...
Maria do Carmo L. Bezerra e José E. da Veiga (coord.). Agricultura sustentável. Brasília: Ministério do Meio Ambiente/IBAMA/Consórcio Museu Emílio Goeldi, 2000.
Considerando que o texto acima apresenta o marco conceitual da agricultura sustentável, um dos temas centrais escolhidos para subsidiar as discussões no processo de construção da Agenda 21 brasileira, julgue o item subseqüente.
Os aerossóis se situam na forma de apresentação menos perigosa de defensivos agrícolas, quando comparados às pastilhas fumigantes, aos líquidos, aos pós e aos grânulos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os pesticidas são formulados no estado líquido, sólido ou gasoso.
As formulações líquidas incluem suspensões (por exemplo, concentrados de suspensão), soluções, concentrados emulsionáveis, suspensões microencapsuladas e aerossóis.
As preparações sólidas incluem pós, partículas, grânulos, pastilhas, grânulos solúveis, pós solúveis, iscos, pastilhas, comprimidos, composições escorregáveis secos e os pós molháveis.
Os pesticidas são geralmente fumigantes gasosos (que pode ser vendida como um líquido ou gás).
Na etiqueta de pesticidas, as abreviações são muitas vezes acompanhadas por o nome comercial para indicar o tipo de formulação pesticida.
Exemplos de abreviaturas e seus significados codificados encontrados na etiqueta para indicar o tipo de formulação em questão.
D - O pó ou pó
DF - fluido seco
E ou CE - Concentrado emulsionável
F - Suspensão de concentrado
GR - Granule
P - Pastille
SN - Solução
SC - spray concentrado
SP - Pó Solúvel
WDG - granulado solúvel
WP - Pó molhável
WS - Solúvel em água
Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/defensivos-agricolas. Acesso em: 26 nov. 2020.
Ou seja, pelo que entendi, os aerossóis têm forma de apresentação tão nociva quanto as pastilhas fumigantes, os líquidos, os pós e os grânulos.
Agenda 21 baniu o uso dos CFCs que é o gás propelente de recipientes aerossóis; este uso está praticamente banido pelos seus comprovados efeitos danosos à camada de ozônio.
Gabarito: Errado
Os aerossóis são suspensões de partículas sólidas ou líquidas no ar, que podem permanecer assim por diversas horas, sendo carreadas por correntes de ar para locais relativamente distantes.
Exemplo disso é o coronavírus, cujo potencial de dispersão é muito maior quando em suspensão no ar, na forma de aerossóis, do que por simples transmissão por contato, quando em superfícies.
Assim, a utilização de quaisquer substâncias na forma de aerossóis têm o potencial de contaminar vastas áreas, e não somente aquela em que foi aplicada. A aplicação de agrotóxicos, por exemplo, deve ser feita - e quando feita - da forma mais concentrada possível, e não na forma de aerossóis, que se dispersam facilmente e possuem potencial poluidor muito mais abrangente. Assim, os aerossóis são mais perigosos, em regra, do que as demais formas de aplicação de defensivos agrícolas.
Estão de brincadeira dizer isso,com um mínimo de lógica é possível identificar o erro. Os aerossóis são terríveis!
Gabarito: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo