O Relatório Psicológico é uma peça de natureza e valor técn...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D. Vamos analisar cada uma das alternativas para entender o motivo.
A - O relatório psicológico é composto por cinco itens: Identificação, Descrição da demanda, Procedimento, Análise e Conclusão.
Essa alternativa está correta. Segundo a Resolução CFP 06/2019, o relatório psicológico é, de fato, composto por esses cinco itens. Esses elementos garantem uma estrutura clara e completa para a compreensão do documento.
B - Na descrição da demanda deve conter as informações sobre o que motivou a busca pelo processo de trabalho prestado, indicando quem forneceu as informações e as demandas que levaram à solicitação do documento.
Essa alternativa também está correta. Na descrição da demanda, é essencial incluir tais informações para contextualizar a origem e a necessidade do trabalho psicológico realizado.
C - Na análise deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica o processo de trabalho utilizado na prestação do serviço psicológico e os recursos técnicos-científicos utilizados, especificando o referencial teórico metodológico que fundamentou suas análises, interpretações e conclusões.
Mais uma alternativa correta. A análise é um dos componentes fundamentais do relatório e deve, sim, detalhar o raciocínio técnico-científico e os recursos utilizados, além de explicitar o referencial teórico-metodológico adotado.
D - A descrição da demanda constitui requisito indispensável e deverá apresentar o raciocínio técnico-científico que justificará procedimentos utilizados.
Essa alternativa está incorreta. A descrição da demanda não é o local destinado à apresentação do raciocínio técnico-científico. Essa função é da seção de Análise. A descrição da demanda deve focar na contextualização do que motivou a busca pelo serviço psicológico.
E - A linguagem usada na análise deve ser objetiva e precisa, especialmente quando se referir a informações de natureza subjetiva.
Está correta. Segundo a Resolução CFP 06/2019, a linguagem utilizada na análise deve, de fato, ser objetiva e precisa para que as informações, mesmo as de natureza subjetiva, sejam apresentadas de forma clara e compreensível.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA C
Análise § 5.º Neste item devem constar, de forma descritiva, narrativa e analítica, as principais características e evolução do trabalho realizado, baseando-se em um pensamento sistêmico sobre os dados colhidos e as situações relacionadas à demanda que envolve o processo de atendimento ou acolhimento, sem que isso corresponda a uma descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento, salvo quando tal descrição se justificar tecnicamente. I - A análise deve apresentar fundamentação teórica e técnica. II - Somente deve ser relatado o que for necessário para responder a demanda, tal qual disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo. III - É vedado à(ao) psicóloga(o) fazer constar no documento afirmações de qualquer ordem sem identificação da fonte de informação ou sem a devida sustentação em fatos e/ou teorias. IV - A linguagem deve ser objetiva e precisa, especialmente quando se referir a informações de natureza subjetiva.
Explicando, a banca colocou a descrição de procedimento como sendo analise, veja:
Procedimento § 4.º Neste item, a(o) psicóloga(o) autora(or) do relatório deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica o processo de trabalho utilizado na prestação do serviço psicológico e os recursos técnico-científicos utilizados, especificando o referencial teórico metodológico que fundamentou suas análises, interpretações e conclusões.
RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019
Art. 11 - ...
Procedimento § 4.º Neste item, a(o) psicóloga(o) autora(or) do relatório deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica o processo de trabalho utilizado na prestação do serviço psicológico e os recursos técnico-científicos utilizados, especificando o referencial teórico metodológico que fundamentou suas análises, interpretações e conclusões.
Gabarito: C
A alternativa C se refere à etapa Procedimentos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo