A área de comportamento organizacional é um alicerce da funç...
Programas antitabagistas, de apoio psicossocial e de combate ao sedentarismo, são exemplos de ações preventivas que contribuem para o aumento da qualidade de vida no trabalho.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para Chiavenato (2010) a qualidade de vida no trabalho possui significado complexo e diferentes modelos, mas elenca alguns fatores específicos que compõem a QVT. Vejamos a relação de elementos apresentados pelo referido autor:
2. As possibilidades de futuro na organização.
3. O reconhecimento pelos resultados alcançados.
4. O salário percebido.
5. Os benefícios auferidos.
6. O relacionamento humano dentro da equipe e da organização.
7. O ambiente psicológico e físico de trabalho.
8. A liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões.
9. As possibilidades de estar engajado e de participar ativamente.
Acredito que o erro da questão esta em afirmar que as ações estão relacionadas a qualidade de vida NO TRABALHO, quando o foco da QVT é tornar os cargos mais satisfatórios para os funcionários.
Fonte: Estratégia Concursos
Apenas como complemento!
"Programas de bem-estar dos colaboradores
São adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus funcionários.
Componentes:
1. Ajudar os funcionários a identificarem riscos potenciais de saúde;
2. Educar os funcionários a respeito de riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, fumo, obesidade, dieta pobre e estresse;
3. Encorajar os funcionários a mudar seus estilos de vida através de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde."
Fonte: Chiavenato 2010, Pág. 490.
Bons estudos ;D
Desconsiderem os comentários anteriores, pois não se adentrou no cerne da questão.
Ao contrário do que foi dito, a QVT é ampla e não se restringe à quesitos referentes ao cargo de um indivíduo. São ações que buscam estimular a motivação e comprometimento dos colaboradores, de modo que a organização se torne mais competitiva.
OK. Assim sendo, qual seria o erro da questão?
De forma objetiva, a questão comunica formas de atividades PREVENTIVAS da QVT. Dentre as modalidades citadas, esta os programas de ANTITABAGISMO.
"O programa antitabagismo também é uma idéia que está funcionando. Ele envolve a conscientização e o tratamento quanto ao uso do tabaco pelos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. O tratamento oferecido pelas empresas pode durar até um ano. Normalmente, ele começa com a identificação dos tabagistas, depois vem o diagnóstico médico e psicológico e termina com as receitas dos nutricionistas para aqueles que temem engordar ao largar o cigarro. "
Ou seja, programa de antitabagismo, no âmbito da QVT, não é programa PREVENTIVO, mas uma ação de conscientização e tratamento.
http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/168/180
A QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) DO CARGO.
Um programa de bem estar com efeito no estilo FORA do trabalho tem geralmente 3 componentes:
- Ajudar os funcionários a identificar riscos potenciais;
- Educar os funcionários a respeito de riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, fumo, obesidade, dieta pobre e estresse;
- Encorajar os funcionários a mudar seus estilos de vida através de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde.
Estava com grande dificuldade para entender e diferenciar QVT e Programa de Bem Estar. Foi quando percebi que no Programa de Bem Estar a empresa ORIENTA o funcionário a fazer algo, já a QVT a empresa efetivamente FAZ.
Vale destacar que uma empresa não pode obrigar um funcionário a parar de fumar, nem a ter apoio psicológico, muito menos colocar um gordinho na academia sem o consentimento dele. :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo