Considerando os fatores que afetam a qualidade de vida no tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2447464 Gestão de Pessoas
Considerando os fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho, julgue os itens a seguir.

I O constitucionalismo compreende o estabelecimento de normas, regras e deveres, que a organização elabora para organizar os padrões de procedimentos, os processos e os comportamentos dos funcionários.
II Um dos fatores que melhoram a qualidade de vida no trabalho é a relação equilibrada entre trabalho e espaço total de vida, que se refere ao controle do tempo para não impedir que o empregado realize suas atividades pessoais e familiares.
III A integração social na organização contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e envolve a existência de franqueza interpessoal, a abolição de preconceito e a extinção dos níveis hierárquicos marcantes.

Assinale a opção correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Todos os itens estão certos.

Vamos entender o porquê de cada item estar correto e como eles se relacionam com a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT):

Item I: O item se refere ao conceito de constitucionalismo, que aborda o estabelecimento de normas e regras pelas organizações para estruturarem seus processos e comportamentos. Isso está correto, pois um ambiente de trabalho bem regulamentado contribui para a estabilidade e a previsibilidade, aspectos importantes para a qualidade de vida dos funcionários. Um conjunto claro de normas evita conflitos e garante que todos saibam exatamente o que se espera deles.

Item II: Este item trata da relação equilibrada entre trabalho e vida pessoal. Ter controle sobre o tempo de trabalho e garantir que ele não interfira nas atividades pessoais e familiares é fundamental para a qualidade de vida no trabalho. Empresas que incentivam esse equilíbrio tendem a ter funcionários mais satisfeitos e produtivos, pois esses empregados conseguem gerenciar melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais.

Item III: A integração social na organização é outro fator crucial para a QVT. Franqueza interpessoal, ausência de preconceitos e uma hierarquia menos rígida contribuem para um ambiente de trabalho mais harmonioso e inclusivo. Quando os funcionários se sentem integrados e respeitados, há uma melhoria significativa no clima organizacional e na satisfação no trabalho.

Assim, todos os itens abordam aspectos legítimos e importantes da qualidade de vida no trabalho. Portanto, a alternativa correta é a opção E - Todos os itens estão certos.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema. Qualquer dúvida, estou à disposição para auxiliar ainda mais!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Li FRAQUEZA Interpessoal... AFF!

Gabarito: E

A organização tende a se tornar cada vez mais horizontalizada. Dessa forma fala-se em extinção de níveis hierárquicos predominantes. A presença de altos níveis de hierarquia podem prejudicar a integração social.

III A integração social na organização contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e envolve a existência de franqueza interpessoal, a abolição de preconceito e a extinção dos níveis hierárquicos marcantes.

Modelo de QVT de Walton

Compensação justa e adequada: Refere-se à percepção dos funcionários de que são compensados de maneira justa e equitativa pelo trabalho que realizam.

Condições de trabalho seguras e saudáveis: Envolve a preocupação com a segurança física e a saúde mental dos funcionários no ambiente de trabalho.

Oportunidade de uso e desenvolvimento de habilidades: Diz respeito à possibilidade de os funcionários utilizarem e desenvolverem suas habilidades, competências e potenciais no trabalho.

Oportunidade de crescimento contínuo e segurança no emprego: Refere-se à percepção dos funcionários de que têm oportunidades de crescimento profissional e segurança em seus empregos.

III- Integração social no trabalho: Envolve o sentimento de pertencimento dos funcionários à organização, bem como a qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

I - Constitucionalismo: Refere-se à percepção dos funcionários de que as políticas e práticas da organização são justas, transparentes e respeitam seus direitos individuais.

II - Trabalho e espaço total de vida: Diz respeito à capacidade dos funcionários de equilibrar as demandas do trabalho com outras áreas de suas vidas, como família, lazer e interesses pessoais.

Relevância social da vida no trabalho: Envolve a percepção dos funcionários de que o trabalho que realizam é significativo e contribui para objetivos mais amplos, como o bem-estar da comunidade ou o avanço social.

GAB. E

Modelo de Walton

  • Compensação justa e adequada
  • Condições de segurança e saúde no trabalho
  • Utilização e desenvolvimento de capacidades (Oportunidade de uso imediato e desenvolvimento de capacidades)
  • Oportunidades de crescimento contínuo e segurança
  • Integração social na organização: envolve a eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, senso comunitário, igualdade, franqueza e abertura interpessoal, mobilidade e ausência de preconceitos. Se refere à natureza das relações interpessoais e ao grau de identidade do funcionário com a organização.
  • Constitucionalismo: se refere à existência de regras e normas organizacionais, estabelecimento de direitos e deveres dos funcionários, bem como a existência de recursos contra decisões arbitrárias e a existência um clima democrático dentro da organização. Deve haver o direito à privacidade, tratamento justo e liberdade de diálogo.
  • Trabalho e espaço total de vida
  • Relevância social da vida no trabalho

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo